Dourados

Audiência pública propõe conscientização de trânsito

23 ABR 2014 • POR Redação Douranews • 14h18

O trânsito é a terceira maior causa de mortes no Brasil, conforme aponta pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), atrás apenas das mortes causadas por doenças do coração e do câncer. Para discutir medidas preventivas e soluções que resultem na redução dos acidentes de trânsito em Dourados, a Câmara realiza hoje (23), por proposição do vereador Alan Guedes (DEM), audiência pública com o tema “Dourados em favor da vida - Conscientização e mobilização pela redução nos acidentes de trânsito”.

A audiência, que começa às 19 horas, terá como palestrante o médico e coordenador geral do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município, Eduardo Silveira.

 “Acredito que apenas a educação pode reduzir os altos índices de acidentes e infrações de trânsito. Motorista, pedestre, ciclista e motociclista precisam ter o seu espaço respeitado. A responsabilidade da conscientização e prevenção dos acidentes é de todos nós.”, disse Alan Guedes.

Segundo dados do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), Dourados possui uma frota que ultrapassa 120 mil veículos, sendo que aproximadamente 40 mil são motocicletas. Isso sem levar em conta que o município é polo de várias regiões e diariamente recebe pessoas de cidades vizinhas. “O número é reflexo do desenvolvimento da cidade que aumentou as ofertas de empregos e melhorou o poder aquisitivo das pessoas. Temos ainda as diversas facilidades de créditos que permitem a compra de um carro zero ou usado. E com mais veículos circulando é preciso ter mais ações de conscientização de trânsito e melhorias na mobilidade urbana”, ressaltou Guedes.

De acordo com o setor de estatística do Detran,  em 2012 foram 2.534 acidentes em Dourados. Destes, 37 com vítimas fatais.  Em 2013, houve uma redução nos números de acidentes, totalizando 2.478 casos, entretanto, o número de vítimas fatais foi superior a 2012, e chegou a 47 óbitos. Em 42% dos casos, as vítimas fatais foram motociclistas. Este ano, só no mês de março foram registrados 200 acidentes com quatro vítimas fatais.

“É preciso praticar a direção defensiva, mas de nada adianta se os motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas não colocarem em prática o bom senso. Esta audiência tem como objetivo promover um grande debate com as pessoas envolvidas com o trânsito seja entidades, o Estado, o cidadão. O fato é que precisamos buscar alternativas eficazes para reduzir o número de acidentes e as mazelas que eles causam”, afirma o vereador.

Alan Guedes ainda destaca que a campanha “Dourados em favor da vida” é uma parceria com o Samu, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o MP (Ministério Público) e o Capítulo Dourados. “A campanha não encerra com a audiência, na verdade este evento é apenas o início de tudo. Vamos levar o assunto para as escolas, clubes de serviços e entidades. É preciso estender o debate”, finalizou.