Saúde

Vereador quer mudança no sistema de distribuição de medicamentos

24 ABR 2014 • POR Redação Douranews • 13h47

Depois que a Prefeitura de Dourados noticiou, na semana passada, que os medicamentos de uso contínuo distribuídos pelo município à população têm novo centro de distribuição, próximo à Secretaria de Educação, várias reclamações chegaram até o vereador Pedro Pepa (DEM), que preside a Comissão de Higiene e Saúde da Câmara.

Conforme informações, medicamentos comuns serão distribuídos nas farmácias das unidades de saúde, já aqueles de uso contínuo serão entregues no novo centro de distribuição. Fitas de glicemia, insulina, imunossupressores, remédios psiquiátricos e outros são exemplos de medicamentos que estão com novo local de entrega, afastado da população, que normalmente tem dificuldade de locomoção.

Para facilitar aos usuários do sistema, o vereador Pedro Pepa solicitou à Secretaria de Saúde a descentralização da entrega desses medicamentos. Ele pede que os remédios, sem exceção, sejam entregues em farmácias das unidades de saúde de bairros populosos como Parque das Nações II, Jardim Flórida II, Santo André e Maracanã, Vila Rosa e conjunto Izidro Pedroso.

“Pessoas idosas estão tendo dificuldade de acesso aos medicamentos; nossa intenção é facilitar a distribuição, favorecendo e promovendo a saúde publica”, diz Pedro Pepa, observando que normalmente os que necessitam são pessoas que possuem dificuldade de locomoção e residem longe da nova central. “Temos que facilitar e entregar tudo nas farmácias dos postos de saúde; certamente, beneficiaríamos um grande número de pessoas”, argumenta.

 Ciclofaixas

Aproveitando a pintura da nova faixa de ciclismo feita na avenida Marcelino Pires, Pedro Pepa também indicou à Prefeitura a necessidade de pintar novamente as faixas de sinalização no entorno das escolas de Dourados. Segundo o vereador, a sinalização adequada evita acidentes e organiza o trânsito nesses locais de grande movimento de pessoas e veículos. “Precisamos aprimorar a sinalização, principalmente, próxima das escolas, isso trará mais segurança aos alunos e seus pais”.