Saúde

População de capivaras pode trazer febre maculosa, adverte Raphael

24 ABR 2014 • POR Redação Douranews • 14h59
Estudos indicam que cerca de 120 capivaras habitam o parque perto do shopping - www.douradosagora.com.br

A superpopulação de capivaras na área do Parque Arnulpho Fioravante, próximo ao centro de Dourados, é uma questão que tem preocupado o vereador Raphael Matos (PTB), principalmente pelo risco que esses animais oferecem à saúde pública. As capivaras são hospedeiras do carrapato ‘estrela’, principal vetor da febre maculosa.

Ainda no ano passado, o vereador petebista encaminhou solicitação ao Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) manifestando a preocupação com o surgimento de possíveis focos da doença e pedindo estudos para um manejo adequado das capivaras que habitam o Parque, próximo ao terminal rodoviário.

Esta semana, o vereador teve acesso a um pré-projeto que trata do manejo destas capivaras e manifestou apoio para que seja colocado em prática no menor espaço de tempo possível.  Atualmente, conforme estudo realizado pelo Imam, a população de capivaras no Parque Arnulpho é de aproximadamente 120 animas. “Não podemos ficar de braços cruzados, esperando a confirmação de um caso grave, como é o da febre maculosa, para tomarmos alguma providência; acredito que a prevenção pode ser o melhor remédio”, complementa o vereador.

Serviços

Raphael Matos também solicitou da Prefeitura a revitalização de urgência no Parque Arnulpho Fioravante, principalmente no campo de futebol e na pista de caminhada, “importantes espaços para utilização da sociedade, que se somam à pista aberta recentemente, dentro do parque, para utilização de ciclistas de Dourados e região”.

“Temos que retomar a essência deste Parque, criado pelo ex-prefeito José Elias Moreira em meados de 1980, com o propósito de ser um grande parque para o lazer dos douradenses e também para a proteção ambiental”, defende Raphael Matos. Com assessoria