Cultura

Seminário debate Educação, Cinema e Ciências Sociais na UFGD

26 JAN 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 19h02

De 31 de janeiro a 05 de fevereiro, palestras, oficinas, exibição de filmes e debates movimentarão a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio do Seminário Educação, Cinema e Ciências Sociais: Um Diálogo Sobre a Questão da Terra, no cine-auditório da Unidade I da UFGD.

A realização é da Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais, Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA, Mestrado e Doutorado em História e do Cineclube UFGD juntamente com INCRA/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), MDA/PRONERA (Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) e Movimentos Sociais.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia 31 de janeiro (segunda-feira), das 8h às 11h e das 14h às 19h), no cine-auditório da Unidade I da UFGD.

O seminário tem como objetivo refletir sobre a questão da terra a partir do diálogo entre educação, cinema e ciências sociais. Para tanto, terá como público preferencial acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do PRONERA/UFGD bem como, acadêmicos de outras licenciaturas, movimentos sociais e demais interessados.

Nesse sentido, será realizada uma palestra com o título “Uma Aposta na Estética para a Formação de Licenciados”, bem como uma oficina sobre Educomunicação. Além disso, serão exibidos documentários (curta e longa) sobre a temática, seguidos de debate com o público. A escolha dos filmes privilegiará a abrangência dos diferentes segmentos sociais que tenham, direta ou indiretamente, relação com a terra. Também haverá apresentação de pesquisas acadêmicas.

A palestrante de “Uma Aposta na Estética para a Formação de Licenciadas/os" é a Profa Dra Eliany Salvatierra (IACS/UFF) e o cineasta convidado para exibição e debate dos filmes é o cineasta e professor Sérgio Santeiro (IACS/UFF).