Política

Murilo discute relações do Brasil com Paraguai em Embaixada

26 JUL 2014 • POR Redação Douranews • 11h44
Empresários acompanharam prefeito de Dourados em visita ao embaixador - Foto: Dênes Azevedo/Assesoria

O prefeito Murilo Zauith (PSB) se reuniu na tarde de terça-feira (24), em Assunção, com o embaixador do Brasil no Paraguai José Eduardo Martins Felício. Eles discutiram sobre a economia do Paraguai, as relações comerciais do Brasil com o país vizinho e assuntos sobre a região de fronteira.

Sobre o setor sucroenergético, o embaixador disse ao prefeito que o Paraguai pretende ampliar a produção de etanol e açúcar. Dourados está de olho no crescimento desse setor porque, como polo de manutenção industrial e de serviços, pretende passar a atender também a indústria paraguaia.

“Estamos muito bem localizados, perto da fronteira, perto de Assunção [são apenas 600 km]; é perfeitamente viável que nossas empresas atendam o setor de manutenção no Paraguai”, disse Murilo a Felício.

O prefeito convidou o embaixador para conhecer Dourados durante a Feira Agrometal, que acontece de 22 a 24 de outubro, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz. Felício disse que tentará viabilizar uma agenda para participar do evento.

Além da manutenção, o setor sucroenergético precisará de capacitação no Paraguai. Nesse sentido, Dourados também poderá colaborar com o Paraguai, trocando informações sobre o projeto de qualificação criado pelo prefeito Murilo.

Durante a conversa, o embaixador demonstrou preocupação com a fronteira seca que liga os dois países. Murilo explicou a Felício o projeto do Sisfron, de monitoramento da fronteira, que ajudará a combater o tráfico de drogas e o descaminho, contribuindo para deixar a região mais segura e melhor para todos viverem.

Na reunião como o ministro, Murilo estava acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados, Neire Colman do vereador Airton Saraiva, de Campo Grande, dos empresários paraguaios Nevercindo Bairros Cordeiro e Hugo Roig, do empresário douradense Rafael Simczak e do assessor da Prefeitura douradense Wladmir Silva.