Agronegócio

Missão Brasil-Paraguai volta otimista de Assunção

28 JUL 2014 • POR Redação Douranews • 20h03
Grupo posa para fotos na abertura da Expo-Paraguai, em Assunção - Foto: Divulgação/Assessoria

“A missão surpreendeu positivamente; a Expo Paraguai é maior do que imaginávamos e os contatos políticos e empresariais que a Prefeitura está mantendo aqui são muito bons”, afirma Rafael Simczak, diretor comercial da Comid Máquinas Agrícolas. Rafael e outros seis empresários, além de técnicos da Prefeitura, participaram da “Missão Dourados-Assunção”, comandada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) ao Paraguai entre os dias 21 e 24 deste mês.

De acordo com Rafael, a Prefeitura está ajudando muito a desenvolver a região da Grande Dourados. Ele acredita que uma boa relação comercial com o Paraguai pode resultar em bons negócios para várias áreas. Ele também acredita que Dourados será realmente o polo de manutenção do Estado. “É a única cidade do Estado que está com foco nisso e tem tudo pra dar certo”, afirma o gaúcho Rafael, de 38 anos, nascido em Santo Augusto (RS), mas que vive em Dourados há 20 anos.

Formado em direito, mas hoje totalmente dedicado aos negócios, Rafael acredita que Dourados vai continuar crescendo num ritmo muito bom. “A cidade cresceu muito nos últimos anos. A vocação agroindustrial vai continuar puxando o crescimento. Outros setores estão sendo expandidos, mas o agronegócio vai continuar forte”. aposta.

A Comid, que representa a John Deere em Dourados, é uma das empresas médias que mais crescem no Brasil. Em 2010 a Comid cresceu 79% e em 2012, 33,8%. Em 2012 a Comid ficou na posição 87 entre as 250 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil.

Tudo para dar certo

Para Leandro Borges, a relação Dourados-Paraguai tem tudo para dar certo. “Só é preciso analisar as questões locais e tributárias para usar as vantagens do Mercosul, mas é perfeitamente possível tornar Dourados fornecedor de serviços para o Paraguai”, diz o empresário, dono da LFB Representações e de uma loja de tapetes em Dourados.

Mineiro de Areado, técnico agrícola graduado em administração e pós graduado em controladoria, Leandro está em Dourados há sete anos. Ele chegou à cidade para trabalhar em uma usina, mas há um ano e meio, observando e acreditando na cidade, deixou o emprego para montar as duas empresas. “Criar essa empresa foi o melhor investimento que fiz”, afirma.

Ele classifica a missão como uma boa oportunidade para novos negócios, possibilitada à classe empresarial pela Prefeitura de Dourados através da Semdes (Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável). De Dourados ele atende até empresa de Uberaba (MG) e já começou a negociar com grandes como a Fibria e ADM.