Cultura

UFGD abre vagas para Especialização em Artes Cênicas

30 JUL 2014 • POR Redação Douranews • 18h41
André Carreira vem ministrar a aula inaugural de novo curso de Especialização na UFGD - Foto: Divulgação

A UFGD vai realizar o primeiro curso de pós-graduação na área de Artes Cênicas: Especialização em Teatro – Poéticas e Educação. Ao todo, serão disponibilizadas 23 vagas para este semestre.

As inscrições se encerram amanhã (31), e as avaliações começam no dia 6 de agosto. O curso é gratuito e tem início já no dia 22 de agosto. As aulas acontecerão às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã e à tarde, na Facale (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras) e no Núcleo de Artes Cênicas, ambos localizados na Unidade 2.

As inscrições podem ser feitas aqui, e após o preenchimento do formulário, os interessados devem entregar a documentação exigida na secretaria da Facale, das 15 às 20 horas, pessoalmente, mediante procuração ou via Sedex, na secretaria da faculdade, na rodovia Dourados – Itahum, km 12, CEP 79804-970.

Os documentos exigidos para inscrição, a bibliografia básica para realização da prova, e todos os detalhes que regem o processo seletivo encontram-se em edital, que deve ser atentamente lido pelo candidato e pode ser acessado em: http://goo.gl/HtRhME
(http://editais.ufgd.edu.br/download/Edital_13_2014_Especialização_Teatro.pdf).

Aula inaugural

A abertura do curso será no dia 22 de agosto, com a aula inaugural ministrada pelo professor doutor André Carreira da Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina). Carreira é um dos importantes pesquisadores em Artes Cênicas no Brasil, e também já presidiu a Abrace (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas).

A carreira como ator começou em 1979, em Brasília. Posteriormente, se mudou para Buenos Aires (1985) onde estudou direção teatral na Escuela Municipal de Arte Dramático e obteve o título de Doutor em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (1994) com a tese "Teatro de Rua na Argentina e no Brasil democráticos dos anos 80: uma paixão no asfalto". Em Buenos Aires fundou e dirigiu a Compañia Teatral Escena Subterránea, cujo trabalho explora as instalações do metrô como espaço cênico. Desde 1995 vive em Florianópolis onde dirige o Grupo (E)xperiência Subterrânea.