Esportes

Partes do gramado do Olímpico serão emolduradas e vendidas ao torcedor

20 AGO 2014 • POR Redação Douranews • 20h35

Mesmo que ainda esteja de pé, o Estádio Olímpico virá abaixo muito em breve. Porém, o torcedor gremista terá a chance de levar para sempre uma recordação do gramado que protagonizou algumas das maiores conquistas do Grêmio. O clube lançou uma ação para comemorar os 60 anos da antiga casa tricolor que consiste na venda de pedaços do tapete verde localizado no bairro Azenha.

O estádio, que foi casa do clube por 58 anos, não recebe mais jogos oficiais desde o início de 2013. O Grêmio o entregou para a OAS, construtura responsável pela Arena, em troca  do novo estádio. A antiga casa será demolida pela empresa, mas ainda não há data definida para a implosão. No local onde hoje está o Olímpico serão construídos prédios comerciais e residenciais. O time ainda treina nas dependências do estádio, mesmo que o CT Luiz Carvalho, localizado nas proximidades da Arena, também já esteja sendo usado pelos jogadores. Antes da implosão, a construtora iniciou um processo de demolição de partes do Olímpico. A ação facilitará a queda final das estruturas.

A venda começará a partir do final do mês de setembro. A peça do gramado virá em um quadro decorativo para interiores no tamanho aproximado de 10cm x 10cm, juntamente com foto, informações históricas e um certificado de autenticidade.

Para colocar em prática esta iniciativa, o Grêmio fez uma parceria com uma empresa espanhola que já disponibiliza o mesmo produto com gramados do Barcelona, Athletic de Bilbao e Inter de Milão:

- O gramado retirado do Olímpico passará por um tratamento químico especial que mantém as características originais da grama sem a necessidade de manutenção posterior - informou Juan Mateo representante da empresa no Brasil.

Rolos de grama são retirados do Olímpico para serem emoldurados (Foto: Divulgação/Grêmio)

 

Para realização do tratamento, duas estufas foram montadas no antigo ginásio David Gusmão. O processo é um segredo guardado a sete chaves:

- É como a receita da Coca Cola -brinca Mateo.

O item terá um ano de garantia, mas a duração é indeterminada, conforme explicou o empresário.

- Não temos como saber o tempo de duração, pois é um processo inédito no mundo. O primeiro material que produzimos há três anos, com o Barcelona, continua em perfeito estado. Esperamos que dure para o resto da vida - finalizou.

O Grêmio retirou o gramado dentro das quatro linhas, onde os maiores ídolos do clube pisaram. No total, serão retirados 350m² de grama que possibilitarão a criação de 30 mil quadros. A ideia é colocar à venda na GrêmioMania do Olímpico a partir do dia 20 de setembro ao preço estimado de R$ 209,90.

Apesar da retirada desta parte do campo principal do Olímpico, o plantel gremista não deixará de treinar no local. O espaço extraído será preenchido com nova grama, que será retirada de trás das goleiras.