Jornalistas dizem que horário eleitoral ainda não ajuda
Falta de criatividade, repetição dos mesmos jargões de outros tempos, cansativo, sem propostas de mudanças, candidatos ‘pegando carona’ em discursos de décadas passadas. Essa, por enquanto, é a síntese do horário eleitoral, na opinião de jornalistas ouvidos pelo Douranews, dez dias depois do início da campanha eletrônica pelo rádio e tv.
“Até agora, nada”, foi a resposta unânime de todos os que se manifestaram com relação à pergunta ‘Dez dias depois, o que o horário eleitoral mudou no seu conceito de voto para estas eleições?’.
O jornalista João Carlos Torraca Brandão, por exemplo, disse que esperava “criatividade por parte dos marqueteiros e produtores dos programas”. Mas, na opinião dele, até agora “o que se vê é o mesmo modelo de décadas atrás, repetitivo e cansativo”. Por isso, segundo Torraca, os candidatos não conseguem ainda atrair a atenção do eleitor.
Henrique de Mattos é outro que também esperava um novo conceito de campanha, “ao invés dos velhos clichês que continuam reinando nos programas”. Depois de assistir às apresentações dos candidatos até aqui [o horário eleitoral começou a ser exibido dia 19], o jornalista já viu o quadro ‘cansativo e maçante’, que, constatou, “não entusiasma ninguém”. Henrique acha que os marqueteiros “precisam repensar esse modelo”.
“É difícil aparecer novidade quando se tem eleições a cada dois anos, até mesmo para os marqueteiros é difícil apresentar algo diferente”, analisa o jornalista Fábio Dorta, para quem, os candidatos estão mais preocupados com o visual do que em apresentar compromisso para o eleitor. “Penso que deveriam ser mais propositivos e menos espetaculosos”, conclui Dorta.
Cassius Vinicius também disse que, dez dias depois, o eleitor continua esperando pelas ‘propostas de mudança’, anunciadas no calor das manifestações de julho do ano passado, e que pelo menos poderiam estar sendo apresentadas de forma mais concreta nessa campanha. Ao contrário, o que se vê, segundo ele, é muita propaganda do que se fez, candidatos “olhando sempre pra trás ou pegando carona nos apoiadores”.
Edilson Oliveira também concluiu que ‘não mudou nada’ até agora e que ele, particularmente, nem está mais assistindo ao horário eleitoral pela Tv. “Já vi os três candidatos a governador, olho a olho...” e confessa que estava esperando ‘mais sinceridade’ nas apresentações da campanha. “Propostas no rádio e TV quase não existem, sempre repetecos, colagens... infelizmente”, constata o jornalista.