Saúde

Dourados assume serviço de saúde pública segunda-feira

30 AGO 2014 • POR Redação Douranews • 11h10

O prefeito Murilo Zauith (PSB) quer que todo paciente que chegar no HVida (Hospital da Vida), a partir de segunda-feira (1), quando o Município passa a controlar o serviço de saúde pública, “seja muito bem atendido, e é assim que vamos proceder”, afirmou nesta sexta-feira (29) o médico Sebastião Nogueira, secretário de Saúde da cidade. “Estamos trabalhando para que não tenha qualquer prejuízo no atendimento à população por conta da mudança”, acrescentou Sebastião.

O Hospital da Vida vai deixar de ser administrado pelo HE (Hospital Evangélico) e passa para a Secretaria de Saúde da Prefeitura, através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). O contrato com o Evangélico, que vigorava há quase dez anos, foi várias vezes prorrogado desde os mandatos dos ex-prefeitos Laerte Tetila e Ari Artuzi.

“Os interesses e o foco mudam, estamos assumindo em respeito à população e dando tudo aquilo que ela merece. Não estamos propondo mágica, mas a proposta é mudar gradativamente e para melhor”, afirmou o secretário. Antes de ser HVida, a unidade já funcionou como Hospital da Mulher e depois Hospital do Trauma, em parcerias com a iniciativa privada, e esteve, inclusive, envolvido em denúncias com investigações da PF (Polícia Federal) em operações de desmandos administrativos.

O quadro de funcionários contratados através de processo seletivo para trabalhar na unidade a serviço da Funsaud está completo. Os profissionais passaram por treinamento e capacitação. Além disso, eles trabalharam por várias semanas junto com os funcionários do Hospital Evangélico para vivenciar o dia a dia da unidade, com o objetivo de se familiarizar com a rotina antes de assumir integralmente as atividades.

A Prefeitura ainda implantou no hospital há 20 dias uma Comissão de Transição composta por integrantes da Funsaud e da Secretaria de Saúde, para fazer, junto à equipe do Hospital Evangélico, um levantamento patrimonial e financeiro da unidade. O preparo foi realizado para que a transição ocorra sem que haja interrupção no atendimento ou problemas de continuidade.

Pequenos ajustes vão adequar instalações do hospital à nova dinâmica

Além do preparo da equipe, mudanças na estrutura do prédio e em equipamentos de qualidade também são realizadas. Já foi trocada uma série de equipamentos, como macas, camas, cadeiras, mesas cirúrgicas, entre outros móveis que estavam em situação precária. Uma pequena reforma, com recursos próprios do Município, vai ajustar o espaço físico com a disposição interna de alguns setores para dar mais dinâmica ao trabalho.

“Estamos fazendo tudo com muito cuidado e responsabilidade com o foco em melhorar o atendimento à população”, afirma o secretário. O Hospital da Vida é referência no atendimento de urgência e emergência para uma população de Dourados e mais 33 municípios da região, o que abrange uma população da ordem de 800 mil habitantes.