Finanças Pessoais

Bancários retardam abertura de agências em campanha salarial

15 SET 2014 • POR Redação Douranews • 16h14

Os bancários de Dourados mantém-se em campanha salarial, reforçando as manifestações que ocorrem em todo o país, enquanto a categoria aguarda a proposta global que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) promete apresentar até sexta-feira (19). Nesta segunda-feira (15), duas agências do Bradesco e uma do Itaú, no centro da cidade, tiveram a abertura de expediente ao público retardado em uma hora, só vindo a atender os clientes após as 11 horas.
 
A manifestação contou com panfletagem, faixas e carro de som, denunciando os altos lucros do setor financeiro. Segundo o Sindicato, os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica) do País lucraram, juntos, apenas no 1º semestre deste ano, R$ 28,5 bilhões, em contraste com as péssimas condições de trabalho, baixos salários e as demissões de trabalhadores.
 
Essas instituições arrecadaram R$ 49,7 bilhões, nos mesmos seis meses, apenas com as altas tarifas cobradas dos clientes, valor 10% maior que nesse mesmo período de 2013, segundo denunciou o Sindicato. “Enquanto isso, o cliente trabalha cada vez mais para engordar os cofres dos bancos, já que somente nesses primeiros seis meses de 2014, os bancos extinguiram mais de 5 mil empregos bancários”, de acordo com o manifesto da categoria.