Eleições

Delcídio diz que é possível reduzir alíquota do diesel para 12%

16 SET 2014 • POR Redação Douranews • 12h35

O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral, estuda a possibilidade de reduzir a alíquota do ICMS que incide sobre o óleo diesel de 17% para 12%, como forma de baratear o custo do frete no estado.

“Posso garantir que, inicialmente, reduziremos a alíquota para 14%, mas a ideia é diminuir ainda mais, chegando a 12%, mesmo percentual cobrado nos estados vizinhos, para forçar a baixa no preço final pago pelo consumidor, seja ele o dono de uma caminhonete ou de uma frota de caminhões. Com isso vamos reduzir o custo do frete e permitir que os produtos aqui produzidos, e os que  circulam por Mato Grosso do Sul, fiquem mais caros”, anunciou o candidato, em reunião com funcionários de transportadoras em Campo Grande.

O senador disse ainda que a equipe econômica está aprofundando os estudos e as projeções iniciais indicam que uma suposta queda na arrecadação seria compensada pelo aumento do consumo. Delcídio disse que a alíquota de 17% faz Mato Grosso do Sul “perder duas vezes”.

“Inicialmente perdem os postos de combustíveis, porque o caminhoneiro que vem de outros estados abastece lá fora e simplesmente atravessa o estado com o tanque cheio. E perdemos também quando os  caminhoneiros daqui deixam para abastecer nos estados vizinhos, onde acabam consumindo outros produtos que poderiam estar sendo comprados aqui”, lembrou.

O candidato vai enfrentar também o desafio da logística, segundo disse no encontro desta segunda-feira (15) na Capital. “Vamos ter um programa rigoroso de melhoria das nossas estradas através das parcerias público-privadas. Caberá ao estado fazer aquilo que compete ao poder público: devolver a população o que ela paga de imposto com serviços eficientes de saúde, segurança e educação. Teremos uma administração ágil, tecnológica, desburocratizada, para não atrapalhar quem produz”, afirmou.