Saúde

Raphael Matos quer exames do diabetes em alunos da Reme

20 OUT 2014 • POR Redação Douranews • 20h02

O vereador Raphael Matos (PTB) apresentou indicação na sessão ordinária desta semana da Câmara de Dourados, solicitando ao prefeito Murilo Zauith (PSB) e aos secretários José Jorge Filho (Governo) e Marinise Mizoguchi (Educação) implantação de legislação municipal que torne obrigatória a realização de exame para diagnóstico de diabetes no ato da matrícula, em todos os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Conforme Raphael, dados da Sociedade Brasileira de Diabetes mostram que o crescimento anual de casos da doença do tipo I, que afeta principalmente crianças e adolescentes, é de 3%. A doença pode aparecer nos primeiros anos de vida, entretanto, a maior incidência é a partir dos 5 anos de idade, e até a adolescência.

Segundo pesquisa do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas), do Ministério da Saúde, houve um aumento de 40% no número de casos de diabetes no país entre 2006 e 2012. O percentual de pessoas que se declararam diabéticas também sofreu acréscimo: passou de 5,3% para 7,4% no período. O avanço do diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento da população.

Para o vereador, a obrigatoriedade da realização de tal exame, além de diagnosticar precocemente o diabetes, proporcionará melhores condições de aprendizado ao aluno. “Trata-se de medida simples, facilmente exequível pelas Secretarias municipais de Educação e Saúde, que irão ainda mapear o índice de Diabetes Infantil que, se tratados a tempo e de maneira adequada, evitarão inúmeros problemas e outras consequências mais sérias a saúde de nossas crianças”, destaca Raphael Matos. Com assessoria