Política

Aécio liderou apuração até quase 90% dos votos

29 OUT 2014 • POR Redação Douranews • 10h26

A sala do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) onde os votos do segundo turno para presidente da República foram totalizados na eleição deste domingo (26) foi vigiada por seguranças e somente 22 analistas e programadores do tribunal tinham acesso. Eles foram proibidos de usar o celular entre às 17 e 20 horas locais quando as urnas estavam sendo apuradas, mas o resultado parcial ainda não tinha sido divulgado ao país porque, devido ao fuso horário e ao horário de verão, a votação no Acre não tinha terminado.

Durante essas três horas, somente esses 22 técnicos do TSE, incluindo o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, souberam como evoluiu a disputa entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Naquele período, eles foram os únicos a saber que Aécio Neves largou na frente na apuração e, às 19h32, Dilma virou e não saiu mais do primeiro lugar. No instante da virada, 88,9% das urnas estavam apuradas, e a presidente reeleita tinha alcançado 50,05% dos votos válidos contra 49,95% de Aécio, uma diferença de somente 0,1 ponto percentual – no final, com 100% das urnas apuradas, ela teve 51,64% dos votos e ele, 48,36%. Os demais brasileiros só tiveram acesso à primeira parcial de votos depois das 20 horas, quando Dilma já liderava a apuração.