Saúde

Procura por testes de HIV bate recorde

31 JAN 2011 • POR Redação Douranews, com R7 Notícias • 14h55

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou em janeiro procura recorde por testes de HIV em seu Centro de Referência em DST/Aids, na capital. Foram feitos 750 testes até o último dia 27, recorde para um único mês. A busca mais que dobrou se comparada com o mesmo período no ano passado, quando foram 336 exames.

Além disso, quase triplicou a realização do teste por pessoas em situação de mais vulnerabilidade. Neste mês foram 37 exames com resultado positivo, enquanto que, em janeiro de 2010, houve 13 resultados positivos.

Para o médico Artur Kalichman, coordenador-adjunto do CRT-DST/Aids, a “corrida” pelo teste pode estar relacionada à maior visibilidade que o assunto vem tendo nos veículos de comunicação.

- Outro aspecto interessante observado neste mês é que a maioria das pessoas preferiu o teste rápido e não o convencional.

Das 750 sorologias realizadas no centro, 673 foram exames rápidos, o que representa quase 90% do total de testes feitos pelo serviço.

O teste rápido de HIV permite à população participante obter o resultado em aproximadamente 15 minutos a partir da coleta de sangue. Os exames de HIV estão disponíveis gratuitamente à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para saber os locais que realizam o teste em todo o Estado, basta ligar para o Disque-DST/Aids: 0800-16-25-50.