Educação

Alunos do Imaculada participam de avaliação seriada na UEM

21 NOV 2014 • POR Redação Douranews • 13h55

Segurança. Essa foi a palavra que norteou a presença dos alunos de 1º, 2º e 3º anos da Escola Franciscana Imaculada Conceição em mais uma etapa do PAS (Programa de Avaliação Seriada) da UEM (Universidade Estadual de Maringá), através de estágio realizado no Paraná. Ao longo de todo o ano, a escola, por meio de diferentes estratégias, preparou os estudantes com história, geografia do Paraná, ofereceu cursinho preparatório para a prova e articulou toda a estrutura de deslocamento e hospedagem para que os alunos tivessem que se preocupar apenas em fazer a prova de forma tranquila.

“A preparação foi bem completa e a minha performance na prova teve um bônus por conta dessa grande preparação que a escola ofereceu”, testemunha o aluno Igor Gardin, do 1º ano do Ensino Médio. Para a aluna Heloisa Rodelini, do 2º ano, o que pesou foi a tranquilidade para enfrentar a redação. “A estrutura foi muito boa e a professora ter acertado os gêneros que caíram foi ótimo”, diz ela. Já Luana Kern, do 1º ano, ressalta que passar pelo preparatório tirou toda a sua insegurança. “Além disso, os professores foram para o Paraná como nossos amigos, nossos pais fora de casa. Eles nos deram muito apoio e acabamos estudando durante a viagem para nos sentirmos ainda mais seguros”, ressalta.

Quase uma centena de estudantes participou do programa nesse ano. Eles ganharam, ainda, a camiseta de identificação do grupo, com alusão ao Jubileu de Diamante comemorado pela escola em 2015, e estojo personalizado com material para a prova.  “Vê-los vestindo a camiseta da escola é gratificante. O nosso grupo se destacava de longe no campus”, diz o coordenador do projeto, Márcio Jorge Pinto.

O resultado dessa prova será divulgado no início do ano que vem. Pelo programa, o estudante vai acumulando pontos durante os três anos de Ensino Médio e, a partir dessa pontuação, pode ser admitido sem ter que passar pelo vestibular da instituição. O aluno Juliano Pesarico, do 3º ano, figura no terceiro lugar nacional no concurso, que envolve mais de 15 mil estudantes, segundo informa a assessoria da Imaculada.