Saúde

Neste sábado tem novo dia D contra polio e sarampo

21 NOV 2014 • POR Redação Douranews • 14h09

O segundo Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo será realizado neste sábado (22) em Dourados. Todas as unidades de saúde, incluindo as instaladas nas aldeias, estarão abertas para imunizar as crianças das 8 às 17 horas e ainda haverá um posto volante de atendimento no shopping Avenida Center.

A imunização é intensificada neste dia com o objetivo de atingir a meta da campanha de vacinar 95% da população alvo. Até o momento, a campanha que começou no dia 8 deste mês de novembro com um Dia “D”, vacinou 41,18% do público alvo que deve receber as doses contra sarampo (12 mil) e 43,38% dos que precisam ser imunizados contra a poliomielite (15 mil).

As faixas etárias em que devem ser aplicadas as doses das duas vacinas são parecidas, por isso a campanha acontece simultaneamente. A vacina contra a paralisia infantil é aplicada em todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e a vacina tríplice viral para imunizar contra o sarampo nas crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Vale ressaltar o alerta de que a vacina que imuniza contra o sarampo é contraindicada para crianças que tem intolerância a lactose. “Quando for feita a triagem antes da vacina, os pais serão questionados sobre isso e orientados de que a dose contra o sarampo não será aplicada caso a criança seja intolerante”, ressaltou Carla Cristina Ribeiro, gerente do Núcleo de Imunização da Prefeitura de Dourados.

Carla reforça que a contraindicação apenas à vacina contra o sarampo, não se aplica à dose contra a poliomielite. “Mesmo que seja intolerante à lactose a criança que atingiu a idade deve ser levada aos pontos de vacinação para tomar as doses contra a poliomielite, pois com relação a essa vacina a contraindicação não existe. A vacina precisa ser tomada”, reafirmou.

O Brasil está livre do polivírus desde 1990, mas as ações devem ser mantidas até que aconteça a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Este ano é o 35º de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º sem a doença no Brasil.