Agronegócio

Entorno do Parque Nacional das Emas Ibama flagra transgênicos

1 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Tv Morena • 10h34
Fiscais usaram kits de reagentes para descobrir o plantio de transgênicos - Foto: Anderson Viegas

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) descobriram o plantio de soja transgênica em uma propriedade rural que fica no entorno do Parque Nacional das Emas. O flagrante ocorreu em uma fazenda de 276 hectares, em Costa Rica. O proprietário foi multado em R$ 226 mil

O cultivo de produtos transgênicos é totalmente proibido em unidades de conservação de proteção integral, como é o Parque Nacional das Emas, e na chamada zona de amortecimento, que é formada por áreas que variam de 500 metros até dez quilômetros, caso não tenham plano de manejo, que ficam no entorno destas reservas.

Com essa medida o Ibama quer proteger a biodiversidade existente nessas unidades de preservação , já que o cultivo de materiais geneticamente modificados pode ameaçar a riqueza de fauna e flora existente nas reservas.

A fiscalização que levou ao flagrante foi iniciada na semana passada. Técnicos do Ibama vistoriaram 16 propriedades que ficam no entorno da reserva, nos municípios de Costa Rica e Alcinópolis. A unidade de conservação está localizada na região Norte do Estado, na fronteira de Mato Grosso do Sul com Goiás e o Mato Grosso.

Além do plantio de transgênicos, a operação autuou ainda os proprietários de outras quatro fazendas  por armazenamento incorreto de embalagens de agrotóxico e notificou os responsáveis por outras duas propriedades. O total de multas aplicadas chegou a R$ 261,8 mil.