Política

Congresso reabre trabalhos com supremacia de PT e PMDB

1 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Agência Brasil • 12h31

O Congresso reabre seus trabalhos a partir das 10 horas desta terça-feira com posse de 513 deputados e 54 dos 81 senadores -27 dão continuidade aos seus mandatos até 2015. Ainda pela manhã, o Senado elege o presidente e os integrantes da Mesa Diretora. A eleição na Câmara está marcada para as 18 horas.

Trata-se da 54ª legislatura, cuja duração tem quatro anos -o mesmo período que o mandato do presidente da República. No Senado, José Sarney (PMDB-AP) deve ser eleito pela quarta vez presidente da Casa. Na Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS) é o favorito na disputa contra Sandro Mabel (PR-GO).

Nas duas Casas, os governistas ganharam força. Partido da presidenta Dilma Rousseff, o PT cresceu em ambas. Até o fim do ano passado, a sigla era a segunda maior na Câmara e apenas a quarta maior no Senado. A partir de hoje, o PT terá a maior bancada de deputados com 88 integrantes. No Senado, será a segunda maior, com 15 senadores.

Com força histórica no Congresso, o PMDB terá a maior bancada no Senado, com 20 integrantes. Na Câmara, será a segunda maior bancada, com 79 deputados. A oposição perdeu espaço nas duas casas. O PSDB diminui de 14 para 10 o número de senadores. Na Câmara, os tucanos caíram de 66 para 53 deputados.

O estrago maior, no entanto, foi no DEM (ex-PFL). Se em 2007 os democratas figuravam como a segunda maior bancada no Senado com 14 senadores, a partir de hoje contarão com apenas 5 integrantes. Na Câmara, a perda também foi grande. A bancada do DEM caiu de 65 deputados, em 2007, para 43, em 2011.

Entre os partidos médios, houve mudanças principalmente nas siglas que integram a base aliada na Câmara. O PR (ex-PL) subiu de 23 deputados para 41. O PSB também registrou crescimento: de 27 para 34 integrantes. No Senado, o PP foi o partido que mais cresceu. Tinha apenas um senador e subiu para 5 membros.