Brasil

São Paulo tem janeiro 72,5% mais chuvoso

1 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Ig • 12h49

O volume de chuva em São Paulo registrado em janeiro foi 72,5% maior que o esperado. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a média na capital foi de 412,5 mm, sendo que a estimativa era de 239 mm.

A região mais chuvosa, com base nos dados do órgão municipal, é Aricanduva, na zona leste. Lá, a chuva atingiu volume de 622,2 mm. Também na zona leste, o bairro de Vila Prudente registrou 557,7 mm.

Na zona norte, Vila Maria e Vila Guilherme, juntas, atingiram 554 mm. Já na zona oeste, o bairro de Ipiranga teve 549 mm de chuva acumulada durante todo o mês de janeiro.

Mesmo com os altos índices, não foi em todas as regiões que o volume de água foi alto. Na zona sul, o distrito de Santo Amaro registrou 237,4 mm e o da Capela do Socorro, 228,8 mm. Itaquera, que fica na zona leste da capital paulista, teve 273,4 mm de chuva.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia notificado, até o final da semana passada, 493,7 mm. Para o instituto, o volume é o maior verificado na cidade desde 1943, quando o Inmet começou a fazer a medição. O Inmet leva em consideração o volume registrado no mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, o mais antigo em funcionamento na cidade.

Para o CGE, porém, o volume médio, calculado com base em vários outros pontos de referência na cidade não atingiu nem mesmo o volume de janeiro de 2010, quando foi contabilizada média de 491 mm de chuva na capital paulista.

Fevereiro

Segundo o CGE, fevereiro costuma ser o mês mais chuvoso do ano, depois de janeiro. A estimativa é que chova 217 mm, com possibilidade de volume de água acima da média.