Dourados

Sistema de trânsito passa por mudanças em frente da UPA

17 DEZ 2014 • POR Redação Douranews • 21h07

A infraestrutura para dar fluidez ao trânsito ao redor da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h foi toda adequada pela Prefeitura de Dourados através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

A intenção é garantir o controle do tráfego que deve se intensificar a partir desta quinta-feira (18) com a abertura da unidade para o atendimento público.

A malha asfáltica que já existia ao redor da unidade foi toda revitalizada e onde não tinha foi feita. O espaço ainda foi totalmente sinalizado, para garantir mais segurança. A área para estacionamento também foi toda adequada.

A Agetran realiza ainda a instalação de semáforos de dois tempos nos cruzamentos da rua Coronel Ponciano (onde fica a fachada da UPA) com as ruas José Luiz da Silva e Frei Antônio, que são a anterior e posterior ao prédio da unidade. Os aparelhos estão em fase final de implantação e serão liberados para instalação de rede de energia e testes que devem ser realizados até o final desta semana.

As mesmas duas ruas que antes eram de mão dupla agora foram modificadas e passam a ser mão única. Quem segue no sentido da rua Hayel Bon Faker para a Coronel Ponciano poderá ir pela rua Frei Antônio, que próximo a UPA é mão única. Para ter acesso à unidade, por exemplo, o condutor que segue por esta rua terá que virar à direita (sentido BR 163) na Coronel Ponciano e novamente no ponto de retorno em frente ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). A conversão à esquerda na Ponciano não será permitida. Já na rua José Luiz da Silva é possível apenas seguir partindo da rua Coronel Ponciano sentido Hayel Bon Faker em trecho próximo à UPA, o contrário não será permitido.

Além destas estruturas de sinalização, ainda foram instalados dois novos pontos de ônibus em frente à unidade (um em cada sentido da rua Coronel Ponciano). “Esses pontos de ônibus foram estrategicamente colocados para dar a maior comodidade possível para quem for na UPA”, explica o diretor da Agetran, Nelson Almirão.

Segurança

Ele lembra que todas as adequações fazem parte de um projeto do prefeito Murilo e foram analisadas num primeiro estudo que levou em consideração que o local vai concentrar grande movimentação de pedestres, carros, motos, ônibus e ambulâncias. “Precisamos garantir a segurança, principalmente na entrada e saída dessas ambulâncias para que trafeguem em pontos muito sobrecarregados com outros veículos”, relatou Nelson.

Almirão ainda lembra que ao redor da UPA há outros órgãos públicos, como o Instituto de Identificação do Estado, Secretaria de Saúde, Secretaria de Agricultura Familiar, entre outros. A presença de mais instituições intensifica o tráfego de veículos, principalmente durante o dia.

Após a ativação da UPA e o aumento do fluxo na prática, uma nova avaliação será feita pela Agetran. Caso haja necessidade, novas alterações nas vias serão realizadas para garantir a segurança de todos que trafegam pelo local.

“Pedimos para as pessoas que procurem transitar mais devagar, que aproveitem este período natalino para refletir também sobre seu comportamento no trânsito. Estamos colocando semáforos, pintando a sinalização para garantir trafegabilidade, segurança, mas precisamos que a população contribua para que acidentes sejam evitados”, relata Almirão.