Dourados

Tensão aumenta o calor em dia de vestibular

31 JAN 2015 • POR Ayllon Ribeiro, para o Douranews • 22h40

Com os termômetros marcando 32°C, os candidatos a um dos 26 cursos de graduação da Unigran tiveram que se hidratar muito antes de adentrar as salas de aula para prestar o vestibular.  Quem curtiu as altas temperaturas foi o “seo" Sebastião, que estava vendendo água em frente ao prédio.

"Com esse calor danado eles correm aqui para comprar garrafas de água, uma eles tomam e a outra dizem que vão levar para a sala”, disse ao Douranews. Questionado sobre a ansiedade dos alunos, ele ainda filosofou: "De olhar na cara dá pra ver os que estão bem confiantes e os que estão com um pé atrás”.

Vendedor de água lucra com temperatura alta e ansiedade de vestibulandos

Muitos dos alunos chegaram acompanhados dos pais. Um exemplo disso foi Natanael, que acompanhou a filha Daniele. “Ela passou meses estudando, está toda confiante que vai passar em técnica agrícola”. O pai Natanael ainda disse que esse foi o 1° vestibular da filha faz e que mesmo assim ela não se sentiu intimidade em fazer a prova. “É uma garota inteligente, confio na capacidade dela”, arrematou.

Dos muitos alunos que ali estavam alguns confessaram que estudaram apenas o básico, como confirmou Lorrayne, 20 anos, que veio de Maracaju prestar vestibular pela 2° vez na Unigran. “A primeira vez que prestei vestibular foi para direito, só que agora estou prestando odontologia, acho que me sinto mais a vontade”, disse.

Já outros dedicaram as férias inteiras para estudar. Aniele, de 17 anos, veio de Rio Brilhante para prestar o primeiro vestibular, optou em fazer biomedicina por gostar da área. “Eu estudei muito o que eu queria fazer, e a que eu achei mais interessante foi biomedicina, então decidi que era nisso que eu ia me dedicar”. Ela ainda completou: “meus pais me ajudaram muito para que eu pudesse chegar até aqui, agora vou mostrar para eles que não vim pra brincadeira” disse, animada.

Os cinco amigos

Muita euforia também pelos corredores da Unigran, onde os jovens encontravam os parceiros de prova enquanto procuravam informações no mural que marcava o número das salas e tipo de provas. Outros já eram conhecidos de longa data.  Francisco, ou 'Bola', como prefere ser chamado, veio acompanhado de mais quatro amigos de longa data, Nicolas, Eduardo, João e Mailon, todos jovens entre 17 e 19 anos. "Somos amigos faz tempo, sempre estudamos juntos, agora vamos nos separar, cada um escolheu uma coisa diferente”.  Nicolas e João optaram por fazer arquitetura e urbanismo.

Amigos tentam disfarçar o nervosismo pré-vestibular em dia de prova

Nicolas disse que sempre gostou de desenhar e de matemática, então preferiu fazer arquitetura "porque encaixas as duas coisa que mais gosto”. João teve uma opinião um pouco diferente, “eu gosto de estudar, não importa o que seja, preferi fazer arquitetura por causa das 'gatinhas' que se amarram nisso”, revelou.

“Bola” e Eduardo estão prestando vestibular para engenharia civil, ambos tem as mesmas opiniões, “engenharia civil é muito bom, inclui matemática uma coisa que entendo bem, e da dinheiro”.

Mailon disse que prefere fazer publicidade. "Sou criativo, publicidade é a minha cara”, gabou-se um dos candidatos a futuro acadêmico.

Expectativa

O Douranews ainda apurou que desde as 9 horas da manhã deste sábado (31) havia alunos chegando, e eles se multiplicavam rapidamente, ainda mais quando faltavam menos de 20 minutos para as 14 horas, e o alarme chamava, com mais intensidade, os candidatos, indicando a abertura dos portões, que se fechariam às 14 horas em ponto. No estacionamento, o volume de motos sinalizava o perfil jovem dos frequentadores.

Agora, passado o primeiro momento de tensão, pós vestibular, a outra expectativa fica por conta do anúncio do resultado das provas. A lista dos aprovados deve sair até quinta-feira (5), de acordo com a comissão encarregada do concurso.