Saúde

Cura de câncer infantil aumenta em 20% com nova terapia

30 SET 2010 • POR Redação Douranews • 18h50
Tratamento traz nova luz aos que necessitam da cura do neuroblastoma
Um estudo clínico publicado esta semana  no “New England Journal of Medicine”, diz que uma nova terapia consegue aumentar em 20% a taxa de cura do “neuroblastoma”, um tumor maligno, raro e mortal, que afeta principalmente as crianças. Considera-se que este estudo marca o primeiro avanço em 10 anos contra esse tipo de câncer que afeta o sistema nervoso simpático.

Os pesquisadores obtiveram estes resultados utilizando agentes biológicos que estimulam o sistema imunológico.

Com o tratamento foi possível melhorar em 20% a taxa de sobrevivência em um período de dois anos, comparando-se com outras terapias padrão, como a quimioterapia.

"Esperamos que os resultados do estudo mudem o enfoque clínico para tratar este câncer geralmente mortal", destaca John Maris, diretor do centro de pesquisas do câncer infantil do Hospital de Crianças da Filadélfia e coautor da pesquisa.

O neuroblastoma se manifesta geralmente em forma de tumor no peito ou no abdômen.

O estudo foi feito com 226 pacientes. A metade recebeu o tratamento padrão e a outra parte uma imunoterapia com anticorpos concebidos para destruir seletivamente as células cancerosas.

Depois de dois anos, 54% dos doentes tratados com quimioterapia sofreram uma recorrência do câncer, que quase sempre é fatal. No mesmo período, a doença reapareceu em apenas 34% dos pacientes tratados com a nova imunoterapia.