Saúde

Délia quer força tarefa para combate aos caramujos

4 MAR 2015 • POR Redação Douranews • 14h41

Em Dourados, a vereadora Délia Razuk (PMDB) pede para que haja por parte do Poder Executivo, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), uma força tarefa no combate aos caramujos gigantes, que há anos infestam vários bairros da cidade.

A praga é da espécie “achatina fulica” e, segundo Délia Razuk, deve ser combatida urgentemente, uma vez que além de invadir residências, estão em escolas, córregos, rios e também no cemitério Santo Antônio de Pádua. “Estes caramujos são verdadeiramente uma ameaça à saúde pública, inclusive pode causar nas pessoas a terrível meningite, entre outros problemas”, disse Délia Razuk, lembrando que tais doenças, caso não sejam tratadas a tempo, podem levar a morte.

A vereadora deu como exemplo o Grande Água Boa e o BNH 4º Plano, regiões mais atingidas com a praga. “Fizemos um encaminhamento ao prefeito Murilo Zauith e aos seus secretários e também aos responsáveis pelo CCZ para que tomem uma medida drástica no combate destas pragas”, declarou.

Para Délia Razuk, Dourados possui profissionais qualificados para atuar contra este molusco que vem tirando a tranquilidade da família, por isso a importância de orientarem por meios de campanhas publicitárias nas rádios, jornais, sites e televisão, com os procedimentos necessários para exterminá-los.

“Temos que alertar a nossa população da importância de eliminá-los da forma apropriada, pois a cada chuva que cai na cidade, aumenta a sua procriação”, disse Délia Razuk, acreditando que o Poder Executivo, por meio da CCZ, vai atender o pedido, principalmente com a força tarefa de combate aos caramujos gigantes começando pelo cemitério Santo Antônio de Pádua, onde ocorre atualmente uma grande infestação. 

“Creio que através deste procedimento, o prefeito Murilo Zauith e sua equipe de trabalho, que sempre demonstraram preocupação com a saúde da população, deverão tomar uma providencia,” concluiu a vereadora. Com assessoria