Entretenimento

Funed denuncia destruição de academia ao ar livre

5 MAR 2015 • POR Redação Douranews • 19h14

Recentemente instaladas em vários pontos da cidade, as academias ao ar livre, especialmente oferecidas para atender a comunidade para as práticas esportivas, já são alvos de vandalismo, segundo afirmou o diretor-presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Antonio Coca. Na maioria dos casos, são aparelhos que aparecem danificados, quebrados, derrubados. Em alguns casos são furtados.

A última ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (4) na academia instalada em frente ao Douradão, onde um dos aparelhos foi arrancado. Outros aparelhos encontram-se com parafusos soltos, fato que causa insegurança aos usuários. Os guardas municipais fizeram o relatório dos estragos no local. Antônio Coca diz que mesmo assim vai continuar fazendo a manutenção dos aparelhos, como vem sendo feito em outros locais, onde a situação é a mesma.

“As academias ao ar livre são um patrimônio público que estão aí à disposição da comunidade. O que está faltando é conscientização de muitas pessoas no sentido de preservar esse bem”, comentou Antônio Coca. Ele lembra que nenhuma academia que existe em outras cidades do Brasil, mantém sistema de segurança especial para vigia-las 24 horas por dia, por isso, é necessário o apoio da população para ajudar a preservar o patrimônio.

Coca observa que muitos pais deixam crianças pequenas brincarem nos aparelhos, o que deve ser evitado, já que os aparelhos estão a disposição da população para práticas esportivas. “Os aparelhos devem ser manipulados por pessoas, acima de 14 anos, para as práticas esportivas, não é para crianças brincarem”, orienta.

Em Dourados foram instaladas cinco academias ao ar livre, em diferentes pontos da cidade, como nos Cepers dos BNH 1º e 2º Plano, no Douradão, Praça Paraguaia e no Parque dos Ipês. Outra será instalada nos próximos 15 dias no distrito de Vila Vargas.

“Felizmente as academias estão tendo uma boa aceitação, vêm chamando a atenção dos moradores que lotam os locais para fazer suas atividades físicas, principalmente no final da tarde, mas está faltando mais conscientização para ajudar a preservar os aparelhos”, cometa Antônio Coca. As academias são compostas por 12 equipamentos, que podem ser usados para os mais variados exercícios.