Economia

Segundo IBGE, produção industrial brasileira caiu em agosto

1 OUT 2010 • POR Redação Douranews, com R7 • 15h22
Índice apurado pelo IBGE mostrou recuo de 0,1%, após alta de 0,6% em julho - O Globo

A produção industrial brasileira perdeu força em agosto, apontando recuo de 0,1%, após a alta de 0,6% vista em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1 de outubro) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Na comparação com agosto de 2009, no entanto, houve aumento de 8,9%, completando dez meses seguidos de avanços.

 

Segundo o IBGE, 16 dos 27 segmentos da indústria pesquisados apontaram redução na produção, com destaque para metalurgia básica, seguido por refino de petróleo e produção de álcool, farmacêutica, bebidas e material eletrônico e equipamentos de comunicações.

 

Apontando para cima, por sua vez, ficou a produção nos setores de máquinas e equipamentos, veículos automotores, edição e impressão e outros equipamentos de transporte.

 

 

Na comparação com agosto de 2009, o segmento de veículos automotores foi o de maior influência positiva, seguido por máquinas e equipamentos, alimentos, indústrias extrativas, metalurgia básica e produtos de metal.

 

Entre os produtos que mais se destacaram estão: caminhões, caminhão-trator e automóveis; açúcar cristal e sucos concentrados de laranja; minérios de ferro; artefatos e peças de ferro fundido e barras de outras ligas de aço; e parafusos, ganchos, porcas e roscas de ferro e aço.