Eleições

Abstenção surpreende e movimento nas seções eleitorais fica abaixo da expectativa

6 FEV 2011 • POR Carlos Marinho • 16h09
Seções do Clube Nipônico com baixíssimo comparecimento - Foto: Carlos Marinho
Embora fosse esperado que o índice de abstenções fosse considerável, o movimento em todas as seções eleitorais de Dourados está muito abaixo do que se previa. Desde cedo, a circulação de eleitores está pequena, fato que preocupou, inclusive, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, desembargador Josué de Oliveira, que desde sua primeira entrevista, na manhã de hoje ao Douranews vem convocando os eleitores.

“É importante que o eleitorado compareça para que se dê legitimidade ao prefeito eleito”, destacou Josué de Oliveira.

Um dos exemplos do baixo índice de comparecimento pode ser constatado pelo Douranews nas seções 95 e 96, que funcionam no Clube Nipônico, no centro de Dourados. Segundo a mesária e professora de História, Conceição Marques Sanches, “sempre trabalho aqui, mas desta vez é surpreendente como poucas pessoas estão vindo exercer o seu direito do voto”.

Até o meio-dia, menos de 40% dos 494 eleitores que deveriam ir até o Nipônico, apenas 194 haviam exercido o seu direito do voto, como Neiva Vezzaro, que demonstrou consciência político-social: “Se queremos que nossa cidade tenha um futuro melhor, é muito importante que todos compareçam aos locais de votação, pois assim estaremos, realmente, ajudando a definir os rumos que deverão ser tomados”, disse Neiva após votar.

Para piorar toda essa situação, com a possibilidade de chuvas fortes no período da tarde, algumas previsões indicam que, no máximo 50% dos eleitores compareçam às urnas.

Reflexos

A grande abstenção na eleição extraordinária reflete o descrédito que a classe política enfrenta hoje em Dourados. Nas eleições de 2010 os números já demonstravam o quanto o eleitor estava indignado com a situação gerada após as operações Owari e Uragano, quando os nomes de diversos políticos foram envolvidos.

O maior destaque, naquela oportunidade, ficou por conta da eleição dos senadores. Murilo Zauith, único candidato a senador da região Sul do Estado, em Dourados, obteve cerca de 74 mil votos. Ao mesmo tempo, os votos brancos, nulos e abstenções chegaram praticamente aos mesmos 74 mil, sendo diretamente responsáveis por Murilo Zauith ficar na terceira colocação, perdendo a vaga para o belavistense Waldemir Moka. Naquela eleição, se metade dos que não votaram em Dourados dessem seus votos a Murilo, Dourados hoje teria um senador da República.