Esportes

Corrupção na Fifa: Acusados podem pegar até 20 anos de prisão

27 MAI 2015 • POR GloboEsporte/Douranews • 13h54

A pena para os executivos da Fifa e empresários de marketing desportivo acusados de corrupção pode chegar a 20 anos de detenção. A acusação formal foi aberta nesta quarta-feira pelo juiz distrital Raymond J. Dearie, do Distrito Leste de Nova York após a detenção de sete suspeitos, apreendidos pela polícia em um hotel de Zurique durante a madrugada. José Maria Marín, ex-presidente da CBF, está entre os detidos, que podem ser extraditados para os Estados Unidos. 

O Departamento de Justiça dos EUA informou que alguns acusados já admitiram culpa, entrando em tratativas para amenizar suas penas, como foi o caso do empresário brasileiro José Hawilla, dono da Traffic, que devolveu US$ 151 milhões (R$ 473 milhões) como parte do acordo. Todos os réus terão que restituir os valores envolvidos e ainda serão multados. 

Eugenio Figueredo, integrante do comitê da vice-presidência executiva da Fifa e ex- presidente da Conmebol, também será punido por fraude em sua naturalização e terá sua cidadania norte-americana revogada.