Dourados

Murilo é eleito prefeito de Dourados após várias tentativas

6 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Clóvis de Oliveira • 20h39
Murilo Zauith chega à prefeitura de Dourados com a missão de consertar a cidade - A. Frota

O engenheiro Murilo Zauith, do DEM, que encabeçou a coligação "União por Dourados", é o novo prefeito de Dourados. Ele vai substituir ao prefeito que renunciou no mês de dezembro, Ari Artuzi, que depois de ter sido preso sob a acusação de chefiar quadrilha de corrupção na Administração foi preso, juntamente com o vice Carlinhos Cantor, o presidente da Câmara, Sidlei Alves e outros oito vereadores, além de secretários municipais, empreiteiros e outros agentes políticos.

A Justiça Eleitoral confirmou, às 17h45 de hoje (6) que, apurados 73.07% do total de votos dados pelo eleitorado ao longo do dia, Murilo está com 56.366 votos, o que equivale a 60,40% de 301 seções eleitorais. Geraldo Sales, do PSDC, aparece em segundo com 9.476, Genival Valeretto, do PMN, com 2.473 e José Araújo, do PSOL, com 1.697 votos.

Diante desses números, o ex-vice-governador chega à Prefeitura de Dourados depois de outras duas tentativas pleiteando o voto diretamente e uma indicação transversal. Murilo concorreu pela primeira vez em 2000, quando era deputado estadual e perdeu para o prefeito eleito da época, Laerte Tetila, por uma diferença equivalente a 5% dos votos. Em 2004, já eleito deputado federal, ele indicou a então deputada estadual Bela Barros, que perdeu por uma diferença correspondente a menos de 5% também para Laerte Tetila, que disputou a reeleição. Em 2008, já vice-governador do Estado, Murilo concorreu e perdeu para Ari Artuzi, por uma margem aproximada de 5% de diferença.

Nas eleições deste domingo, o candidato supera a margem de diferença de 60% em relação ao segundo colocado e conquista a legitimidade que poderá assegurar ampla governabilidade, apesar do amplo leque de partidos (15) que integram a coligação "União por Dourados".