Economia

Subsídios em países ricos encarecem preço dos alimentos, diz Rossi

7 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Estadão • 19h11

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse em entrevista aos jornalistas, depois da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que os responsáveis pela alta dos preços do alimentos no mundo são os países desenvolvidos, que concedem altos subsídios aos seus produtores. O Brasil, segundo ele, vende seus produtos agrícolas a preços justos.

"Com os subsídios que os países ricos concedem aos seus agricultores, as mercadorias ficam mais caras", disse ele. "O Brasil não tem culpa nenhuma do aumento dos preços. Não foi o Brasil que estimulou a especulação financeira nos mercados de commodities agrícolas. Somos eficientes, produzimos com baixo custo e colocamos produtos no mercado a um preço justo", acrescentou.

O ministro ressaltou que há também um problema estrutural de queda de oferta e aumento de demanda por alimentos, que tem elevado as cotações agrícolas. "Há uma demanda superaquecida, impulsionada pela melhora da qualidade de vida nos países emergentes. Isso é bom. O povo quer comer e, com isso, o Brasil, que é o maior fornecedor mundial de alimentos, pode ser recompensado por seu esforço produtivo", afirmou.

O ministro Rossi criticou a posição de alguns países, como a França, que tem defendido algum tipo de limite para os preços agrícolas no mercado internacional. "Enquanto os preços estavam em níveis historicamente baixos eu não vi nenhum presidente da França, ou de outro país desenvolvido, defendendo limites para os preços. Agora que os grandes produtores, como o Brasil, têm tido protagonismo no mercado, surge esse tipo de proposta. Eles (países ricos) têm uma agricultura subsidiada e querem limitar os ganhos modestos dos produtores brasileiros", criticou.