Dourados

Prefeita Délia Razuk faz balanço em mensagem na primeira sessão da Câmara em 2011

8 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 15h13
Délia Razuk discursa na Câmara de Vereadores - Carlos Marinho

A reabertura da Praça Antônio João, que estava interditada desde 2008, a agilização do processo de recuperação do estádio Douradão e a valorização dos servidores públicos, são alguns dos pontos destacados pela prefeita Délia Razuk (PMDB), ao apresentar a mensagem no início da legislatura dos atuais vereadores da Câmara de Dourados.

“Com certeza, estamos devolvendo a normalidade para Dourados. O papel dos meus colegas vereadores foi fundamental e a população nos ajudou a enfrentar os obstáculos e desafios”, analisa a prefeita.

Délia Razuk observa que os setores de Saúde, Educação e Assistência Social mereceram tratamento prioritário.

As campanhas de cirurgias de Ginecologia e Obstetrícia, atendendo cerca de 200 mulheres que aguardavam na fila por quase três anos, a contratualização dos serviços do Hospital Evangélico com a transferência do funcionamento do Hospital da Mulher para o Hospital Universitário, a redução dos casos de dengue graças à campanha ostensiva que mobilizou inclusive o Exército, o compromisso ambiental com a retomada de políticas de sustentabilidade, a inauguração de novas unidades de saúde na vila Hilda e no BNH 4º Plano, o início da construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a aceleração do processo para início do PAI (Pronto Atendimento Infantil), são conquistas da área de Saúde.

Na Educação, a regularização da situação de lotação e convocação de pessoal concursado, a regulamentação do funcionamento das normas que ditam o calendário escolar na Rede Municipal e a reforma de unidades de Educação e de Ensino Infantil mereceram destaque.

A reativação da Banda Lira Douradense, em conjunto com a Funced, que também desenvolveu intensa programação esportiva e cultural, voltando a valorizar o setor que produz lazer e entretenimento, também foi citada pela prefeita.

Planejamento e transparência

Délia Razuk adotou como um dos primeiros atos após o dia 8 de outubro, quando assumiu a interinidade, a recriação da Secretaria de Planejamento, que havia sido extinta pelo ex-prefeito. “Não se admite um Município do porte de Dourados que não tenha como planejar as ações, projetar o que vai fazer e normatizar o que se pretende”, afirmou a prefeita, destacando o apoio recebido da Câmara nesse e outros projetos de melhoria para a cidade.

Os valores correspondentes às contrapartidas do Município que impediam a realização de obras obtidas através de emendas parlamentares, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na área de saúde e quadras de esportes, reforma e ampliação de espaços públicos e até serviços de drenagem em alguns bairros, que estavam engavetados, ganharam celeridade nesse curto mandato.

A prefeitura também conseguiu agilizar a documentação e entregar as viaturas para a Saúde (incluindo 12 motocicletas e cinco automóveis), veículos para o Conselho Tutelar e a Assistência Social, para a Guarda Municipal e ainda o caminhão do peixe, destinado aos produtores da área, além de ter adquirido e entregue uma caminhonete para a Defesa Civil. “Contemplamos setores que prestam serviços ininterruptos de apoio às populações que ainda sofrem com a falta de infraestrutura em várias regiões da cidade”, destaca.

Ações sociais

A baixa estima da comunidade foi combatida com a idealização da festa dos 75 anos de Dourados, marcada por uma agenda de eventos que durou todo o mês de dezembro, com direito à distribuição de um bolo com 75 metros e show pirotécnico na virada do ano.

A realização do “Natal no Campo e nas Aldeias”, levando o Papai Noel e corais de música a todos os distritos, também marcou a programação, envolvendo empresários, corais de escolas e instituições, além da inauguração das galerias dos ex-prefeitos, ex-deputados estaduais e federais no prédio do CAM (Centro Administrativo Municipal) e da criação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a implantação do posto da Guarda Municipal, na praça Antonio João.

Dourados também passou a integrar a rede nacional “Amamenta Brasil”. Criado em 2008, o programa é uma estratégia de promoção, proteção e apoio à prática do aleitamento materno nas unidades de Atenção Básica à Saúde e foi implantado nas unidades da Vila Hilda, Cuiabazinho, Parque das Nações II, Jóquei Clube, Cachoeirinha, BNH 4° Plano, Jardim Ouro Verde e Jardim Maracanã.

As regras para reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico já estão sendo aplicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente). Por determinação da prefeita Délia Razuk, a cidade deve ser uma das primeiras do Estado a se adequar à nova lei com a implantação de um Ecoponto que prevê inclusive a destinação do lixo eletrônico. Créditos do IPTU foram revertidos para que a Secretaria possa atender mais adequadamente.

Por esse resumo de ações, a prefeita Délia Razuk entende que a união de toda a comunidade e das forças produtivas contribuiu, efetivamente, para a retomada da normalidade no Município. Ao final, ela agradeceu a colaboração e o desprendimento do secretariado que a acompanhou nesse mandato interino, desejou sucesso ao prefeito eleito no último domingo e anunciou que voltará para a Câmara em breve, com a responsabilidade que sempre norteou sua vida pública, mantendo o Gabinete aberto para a comunidade.