Agronegócio

Silas pede ativação da Câmara Setorial do Peixe em MS

1 JUL 2015 • POR Redação Douranews • 12h12

Atendendo a solicitação da diretoria da MS Peixe (a Cooperativa de Aquicultores de Mato Grosso do Sul), o vereador Silas Zanata (PV) apresentou indicação na semana passada na Câmara de Dourados solicitando ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e ao secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar Fernando Lamas a ativação da Câmara Setorial Consultiva do Peixe no Estado.

O pedido tem o objetivo de alavancar as ações relacionadas ao desenvolvimento da piscicultura do município, incentivando a produção, agregação de valor ao produto e a geração de emprego e renda. Segundo Silas Zanata, que também atua na produção de peixe, a piscicultura é considerada hoje uma das atividades produtivas com um dos maiores potenciais de crescimento, se colocando como importante alternativa para a diversificação da atividade rural em Dourados e em todo Mato Grosso do Sul. Apesar do potencial do setor, o vereador do PV considera que desenvolvimento da cadeia do peixe depende de ações estratégicas por parte do poder público para contornar os entraves técnicos e científicos que ainda esbarram a execução de diversos projetos.

Dourados é um dos municípios de MS que tem se destacado na produção de peixe. Através da parceira com a MS Peixe, 55 produtores estão devidamente cadastrados e atuando na atividade. “Nossa reivindicação ao Estado é de que seja viabilizada a ativação da Câmara do Peixe, que sem dúvida será um importante instrumento de auxilio e direcionamento aos produtores, ajudando a desburocratizar todo o processo. Esse é um grande anseio dos produtores e da direção da MS Peixe e, por isso, nosso mandato resolveu encampar essa luta”, disse.

Silas reforçou que mesmo sem o auxílio da Câmara Setorial do Peixe o Estado já possui uma considerada produção e uma relativa organização da cadeia produtiva, inclusive estando inserido no Programa Territórios da Cidadania. “Essa capacidade de organização e de desenvolvimento da atividade traz grande responsabilidade para a região, no sentido de responder de maneira efetiva aos investimentos que estão sendo direcionados para piscicultura se tornar a atividade cada vez mais representativa para acregião da Grande Dourados e para Mato Grosso do Sul” finalizou Silas Zanata. Com assessoria