Política

Aguilera denuncia que Estado está manchado de sangue

3 SET 2015 • POR Redação Douranews • 13h59

A questão indígena mais uma vez ganha grande repercussão na mídia brasileira e internacional em Mato Grosso do Sul. Conforme o vereador Aguilera de Souza (PSDC), o Estado vem sendo manchado de sangue indígena, um problema que já se arrasta por mais de 30 anos.

O vereador lembrou que conflito existente entre os produtores rurais e indígenas na região do município de Antônio João começou no dia 22 de agosto, quando os índios ocuparam uma das áreas em litígio com fazendeiros da região.

Para Aguilera de Souza, essa questão se arrasta há anos e exige uma solução rápida e definitiva por parte do governo federal. “A questão indígena já se alastra por anos, e o governo federal nada tem feito, acredito que está assistindo de camarote essa situação”, criticou o vereador.

O vereador ainda lembrou que nessa mesma região morreu, e pela mesma causa, o líder Marçal de Souza, que ficou conhecido nacionalmente pela luta pela demarcação de terras indígenas. “Essa região é histórica e triste até de lembrar, pois morreu o grande líder guerreiro Marçal de Souza, lutando pela mesma causa de hoje. E quantas lideranças, bravos guerreiros, homens, mulheres e crianças indígenas ainda morrerão para que o governo resolva essa situação? Terras que já pertencem aos indígenas a mais de 515 anos”, diz Aguilera.