Dourados

Educadores lotam Câmara pela aprovação de projeto salarial

15 FEV 2011 • POR Carlos Marinho • 16h23
Educadores lotaram a Câmara de Dourados na noite de ontem - Foto: Carlos Marinho

Centenas de educadores lotaram, ontem, a Câmara Municipal de Dourados, buscando sensibilizar os vereadores da necessidade de aprovação do Projeto de Lei que corrige os salários dos profissionais da Educação. Em conversa com o Douranews, o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados – SIMTED, José Carlos Brumatti, explicou que o principal motivo da mobilização. “Nós tivemos, no ano passado, um projeto aprovado, em dezembro, na Câmara, que beneficiou uma parcela dos servidores do município de Dourados, e esses servidores que são da Educação eles não foram contemplados pelo projeto”. Naquele momento, explicou Brumatti, “a prefeita Délia assumiu o compromisso de corrigir essa distorção no início deste ano. E ela fez isso”, conta o presidente do sindicato.

Ele explicou que “em janeiro nós conversamos e ela se empenhou nisso, entrando, neste mês de fevereiro, com esse projeto aqui na Câmara”.

Porém, após serem avisados pelos advogados que, juridicamente não seria possível a apresentação do projeto, os educadores analisaram a colocação e constataram a real impossibilidade da votação do projeto de lei. “A legislação não permite a votação porque ainda estamos em período eleitoral. Esse período só termina quando o prefeito eleito, no caso Murilo Zauith, tomar posse. Então, só após o dia 23 esse projeto pode entrar aqui”, explicou Brumatti.

A Mobilização

Brumatti disse que a mobilização dos educadores tinha o sentido de alertar ao Poder Público da necessidade de aprovação. “Viemos aqui, hoje, justamente para mostrar para os vereadores e ao prefeito eleito, que nós queremos que essa correção seja feita o mais rápido possível e que esses servidores querem, anseiam, por essa aprovação desse projeto de lei”, apontou.

Reunião

Logo em seu início, a sessão ordinária foi suspensa por alguns minutos, para que vereadores e uma comissão do Simted pudesse ter uma conversa reservada sobre o movimento que tomou conta das dependências da Casa de Leis. Segundo Brumatti, a reunião foi positiva, tendo eles recebido apoio total dos vereadores. “Os vereadores com quem estivemos agora se manifestaram favoráveis e nos deram apoio”, acrescentando que os parlamentares se comprometeram a conversar com Murilo Zauith. Ainda segundo Brumatti, “o vereador Gino se comprometeu em estar marcando uma reunião com ele assim que ele assumir, mas nós vamos tentar também, ver se a gente consegue, que essa reunião aconteça, inclusive, antes mesmo da sua posse”, destacou.

Brumatti também alertou que a movimentação de ontem não tem qualquer ligação com o movimento estadual dos professores, que definiu uma paralisação em nível de Estado para o próximo dia 16 de março. “Nossa mobilização, nesse momento, aqui, é outra coisa. Na paralisação que vai acontecer no mês que vem, nós vamos estar aí, professores da rede estadual e municipal, e quem sabe, outros setores administrativos envolvidos com a Educação, isso porque ela é muito mais ampla. São questões maiores que unificam as categorias das duas redes em prol de alguns objetivos e nós vamos tentar fazer isso em conjunto”, reafirmando que “essa mobilização de hoje é uma questão mais específica”, e finalizando ao dizer: “Embora não tenhamos nos reunidos nenhuma vez com Murilo Zauith, acreditamos que o prefeito eleito deverá se sensibilizar com esse pessoal e estar enviando o projeto corrigindo a questão da data, para que esse projeto seja votado o quanto antes”.