Cidades

Nova Andradina implanta Serviço de Saúde do Trabalhador

15 FEV 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 19h47
Serviço está sendo implantado em Nova Andradina - Foto: Queila Cuer
Com o objetivo de atender ao disposto na legislação vigente, a Secretaria de Saúde de Nova Andradina está aprimorando o setor de Saúde do Trabalhador. Ligada à Vigilância Sanitária, a coordenação do Serviço de Saúde do Trabalhador realizou a primeira reunião no ano de 2011, neste dia 14, na Sala Lúcia de Toledo Piza.

Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados ao Plano de Atuação em Saúde do Trabalhador, no Município, iniciando-se pelo setor da construção civil.

Foram discutidas com os empresários do setor da construção civil, as regras básicas para se trabalhar nas alturas, disciplinadas pela NR 18, do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o Sr. Jonas Ferreira, que coordena o Setor, Nova Andradina hoje já tem empresas de adequando, mas são necessárias ações mais efetivas no controle de acides de trabalho.

Durante a reunião foram discutidos os seguintes temas: Legislação que regula as atividades do setor de Saúde do Trabalhador; Desenvolvimento das ações do setor; utilização de EPI’s; utilização de andaimes conforme disciplina a NR 18.15; isolamento e sinalização de perímetros NR 18.27; regras gerais para o trabalho em altura NR 18.18; importância da prevenção e prazos para adequação às condições de segurança. Ao final da reunião, os empresários demonstraram interesse e questionaram sobre vários aspectos da legislação, para que se possa ter o entendimento coletivo e sobre a importância de se colocar em prática as regras de segurança do trabalhador.