Mercados

Dia das crianças é a terceira melhor data para o comércio na Capital

4 OUT 2010 • POR Redação Douranews, com Campo Grande News • 14h45
Aproximadamentes 58% dos consumidores vão às compras para presentear filhos (45%), sobrinhos (24%), enteados (15%) e netos (13%). - Campo Grande News

Com a previsão de movimentar R$ 17,5 milhões em Campo Grande, o Dia das Crianças, comemorado no dia de 12 de outubro, já superou o Dia dos Namorados e está em terceiro no ranking das melhores datas festivas para o comércio.

 

Neste ano, os melhores resultados foram Dia das Mães (R$ 60 milhões) e Dia dos Pais (R$ 19 milhões). Até dezembro, o cenário deve ser alterado pelo Natal, que, tradicionalmente, é a data que mais injeta dinheiro no comércio.

 

A pesquisa Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), realizada em parceria com a universidade Anhanguera/Uniderp, mostra que 58% dos consumidores vão às compras para presentear filhos (45%), sobrinhos (24%), enteados (15%) e netos (13%).

 

As mulheres pretendem gastar um pouco mais e pagar a média de R$ 78 por presente. Já os homens devem dar presente com valor médio de R$ 71.

 

O assessor econômico da Fecomércio, Thales de Souza Campos, explica que a pesquisa não foi classificada por classes sociais, contudo enfatiza que as classes D e E, respectivamente os mais pobres, terão dificuldade para fazer com que um presente de Dia das Crianças caiba no orçamento.

 

O levantamento também mostra que as crianças poderão contar com a solidariedade de terceiros: 3% dos compradores afirmam que vão presentear crianças de creches e orfanatos. A pesquisa, realizada entre os dias 22 e 25 de setembro em Campo Grande, ouviu 400 adultos e 200 crianças.

 

Pequenos consumidores, grande negócios – Os números mostram que há substancial diferença entre os desejos do adulto e as crianças. A opção brinquedos foi escolhida por 44% dos adultos, mas somente por 29% das crianças. Já o celular é objeto de desejo de 18% das crianças, porém foi a opção escolhida por 7% dos adultos.

 

As crianças também se mostram mais adeptas às novidades: 2,4% das crianças entrevistadas indicaram a internet para se fazer compras, contra 1,4% dos adultos.

 

Os novos tempos, em que os pequenos têm mais acesso às informações, também exigiu reformulação da pesquisa. A faixa etária de 7 a 15 anos caiu de 4 para 13 anos.

 

Milhões – A pesquisa também confirma que o campo-grandense está fugindo de dívidas: 55% vão pagar o presente à vista, com dinheiro ou cartão de débito. O cartão de crédito foi a opção dos 33% dos entrevistados. O cheque foi escolhido por apenas 1% dos compradores. “O consumidor não está tão endividado e tem consciência sobre planejamento”, salienta Thales.

 

De acordo com o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, a expectativa é que o Dia das Crianças movimente de R$ 35 a R$ 40 milhões. “A pesquisa auxilia os pais a planejar as suas compras. Já os empresários preparam o estoque sabendo o que o consumidor deseja comprar”.