Dourados

Iniciativa de Pedro Pepa contribui com a Guarda Mirim

30 ABR 2016 • POR Redação Douranews • 11h05

Com a ideia de colaborar com a instituição e fortalecer o trabalho que a nova Guarda Mirim se propôs a realizar com os jovens de Dourados, o vereador Pedro Pepa (DEM) apresentou na Câmara projeto de lei que declara de utilidade pública municipal a Guarda Mirim ‘Dr. João Adolfo Astolfi’.

Segundo o vereador, a lei tem por objetivo incentivar a associação a buscar recursos e implementar suas atividades, de cunho social. “A Guarda Mirim desenvolve um importante trabalho com inúmeros jovens, retirando-os do ócio e dando-lhes a oportunidade de serem cidadãos mais conhecedores de suas obrigações e direitos”, reconhece Pedro Pepa.

A Guarda Mirim de Dourados tem como finalidade principal preparar jovens de 13 a 17 anos, 11 meses e 29 dias, para o mercado de trabalho, com profissionalização básica e formação da cidadania, visando contribuir para sua boa formação intelectual, moral, civil e física.

“É importante que a Guarda Mirim tenha o reconhecimento de entidade de utilidade pública municipal, para, assim, estar apta a receber recursos para manter suas atividades”, diz o vereador, observando que a Mirim tem como objetivo apoiar a família e as instituições de ensino na boa formação do caráter do adolescente, “a fim de que o mesmo possa estar preparado para enfrentar os desafios de um mundo de desigualdade social e tão carente de respeito pelo ser humano”.

Hoje a Guarda Mirim conta com 89 alunos, sendo 30 meninas e 59 meninos, em plena formação. “Ela participa da formação técnico-profissional dos adolescentes, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e tornando mais promissor o futuro da nova geração”, diz Pepa.

Os jovens da Mirim são atendidos por profissionais voluntários, todos com formação acadêmica (Direito, Educação Física, Psicologia, Assistência Social, Administração de Empresas, etc.), além de parcerias com instituições públicas, dentre elas a Polícia Militar Ambiental, Agetran (Agência de Trânsito de Dourados), Guarda Municipal de Dourados, Funed (Fundação Esporte de Dourados) e do Exército Brasileiro.

A nova Guarda Mirim de Dourados ‘Dr. João Adolfo Astolfi’ foi criada em 31 de março de 2015 e o nome homenageia o juiz de Direito que desenvolveu trabalho com crianças e adolescente em Dourados. Atualmente, o presidente é João Frazão e o vice-presidente, Ailton Stropa. O comandante é o advogado Aquis Junior Soares. Com assessoria