Saúde

HU substitui agulhas por lancetas e evita acidentes

25 MAI 2016 • POR Redação Douranews • 20h32
Testes de glicemia agora são realizados com lancetas para evitar acidentes provocados pelas agulhas - Foto: Divulgação/Assessoria

Para reduzir o risco de acidentes de trabalho com materiais perfuro cortantes, o HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados adotou o uso de lancetas universais descartáveis, em substituição às agulhas de insulina (agulhas 13 X 4,5), para a realização dos testes de glicemia (o HGT).

O novo material elimina o risco de acidentes uma vez que o mecanismo de acionamento permite apenas uma ejeção da lâmina contida no invólucro de plástico. “Quem manuseia a lanceta não consegue furar o próprio dedo depois da utilização, mesmo que tente propositalmente fazer essa ‘experiência’”, relata a engenheira de segurança do trabalho do HU, Marcella Moura.

De acordo com Marcella, a recomendação para utilização das lancetas foi feita pela Sost (Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho) ainda em meados de 2015, após a constatação do alto índice de acidentes com as agulhas utilizadas para o teste HGT.

Mensalmente, são realizados entre 8 mil e 10 mil testes de glicemia no Universitário. Só este ano, até agora, foram registrados 24 acidentes de trabalho no hospital. Desse total, nove foram com materiais perfuro cortantes diversos. E entre os nove acidentes com perfuro cortantes, sete ocorreram durante a utilização de teste HGT com agulha convencional, conforme levantamento do Serviço de apoio ao bom funcionamento das atividades internas na unidade hospitalar. 

As novas lancetas estão disponíveis para utilização no HU desde terça-feira (24) e todas as equipes da área assistencial já receberam orientação para manuseio do material, conforme divulga a assessoria de comunicação do hospital.