Cultura

Pesquisa mostra que brasileiro é contra homofobia

28 JUN 2016 • POR • 18h23
Debate sobre a causa da homofobia aumentou após atentado contra boate gay nos EUA - Foto: Douranews/Arquivo

Os brasileiros também estão cansados da homofobia. É isso que mostra uma pesquisa realizada pela agência de publicidade nova/sb/Ilumeo, que ouviu 2.500 pessoas, do ano passado até agcora. Numa escala de 0 a 10, o tema atingiu 8,3 pontos no quesito importância, indicando o combate à homofobia como assunto urgente a ser debatido.

Ao todo, 51% das pessoas se declararam extremamente favoráveis à luta contra este tipo de crime e 50% declarou que, em momentos de socialização, fala favoravelmente sobre combate à homofobia. Os dados foram levantados através de uma metodologia de pesquisa exclusiva da agência: o Índice Popsynergy, que avalia a popularidade, grau de relevância e importância de assuntos e tendências.

“Essa tendência revela uma preocupação com a forma como a sociedade está lidando com este tipo de crime. As pessoas acham necessário falar sobre a homofobia por conta dos altos índices de homicídios e violências. A nossa pesquisa vem alertar que a pauta está em debate e que um movimento forte pelos direitos humanos, na questão LGBTQ, já começou e vem ganhando força”, explica Bob Vieira da Costa, presidente e sócio-fundador da agência nova/sb.

O estudo também analisou um fenômeno que completa um ano no próximo dia 26: uma mobilização virtual onde pessoas e marcas se posicionaram espontaneamente a favor da causa LGBTQ. Na época, os perfis nas redes sociais foram cobertos pela bandeira do arco-íris, alastrando-se com rapidez.