Dourados

Agentes de trânsito participam de curso Polícia Comunitária

28 JUN 2016 • POR • 18h48
Agentes estão participando de curso de formação da polícia comunitária em Dourados - Foto: Divulgação/Assessoria

Os agentes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) estão participando nesta semana do curso “Polícia Comunitária” com objetivo de atender a população com mais eficiência. O curso é ministrado pela Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul, coordenado pelo coronel Carlos de Santana Carneiro. O curso tem uma carga horária de 40 horas e está sendo ministrado na Unigran. Participam 40 agentes da Agetran, além dos municípios de Maracaju, Amambai e Fátima do Sul.

Temas como Direitos Humanos, Gestão de Qualidade na Segurança Pública, Mediação de Conflito, Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança, são abordados no curso, resultado do Termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Sejusp e a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária com o Governo Federal por meio da Senasp (a Secretaria Nacional de Segurança Pública). “As temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão no problema de segurança pública”, ressaltou o coordenador do curso.

O presidente da Agetran, Ahmed ‘Mito’ Gebara, diz que é mais uma oportunidade de profissionalização para os agentes na fiscalização de trânsito dentro da metodologia da Polícia Comunitária. “Nosso objetivo é melhor atender a população, buscando sempre a qualidade e eficiência nos serviços prestados à população”, disse.

Essa será a 122º turma no Estado desde 2007 na formação de policiais comunitários. Até hoje foram formados cerca de cinco mil profissionais, incluindo policiais militares, agentes de trânsito e líderes comunitários, conforme destaca a Sejusp.