Dourados

Audiência debate prevenção ao suicídio entre os jovens

30 JUN 2016 • POR • 10h00
Sergio Nogueira é o autor da proposta que discute como prevenir o suicídio - Foto: Divulgação/Assessoria

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, afetando, sobretudo, a população jovem. Para debater o assunto e buscar ações para prevenção, a Câmara de Dourados realiza nesta quinta-feira (30) o I Seminário e Audiência Pública sobre “Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio”, proposta pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), em conjunto com o vereador Marcelo Mourão (PRP). O evento contará com palestra do capitão bombeiro militar, Edilson dos Reis.

O Brasil está na 8ª posição em maior número de suicídios. O índice de suicídio em Mato Grosso do Sul é alarmante, conforme dados do Ministério da Saúde. O estado é o 3º em maior número de incidências. Em 2014, foram 8,1 casos para cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional, que é de 4,8 casos.

De acordo com Sergio Nogueira, o problema se agrava ainda mais quando se compara a situação de Dourados, sendo maior do que o número médio do estado. “Em 2013, segundo o SIN (Sistema de Informações sobre Mortalidade), o número de suicídios em nossa cidade registrava o dobro da média nacional e, por vezes, número maior do que o índice internacional, com a taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes”, menciona.

O parlamentar garante que instituições e sociedade precisam se mobilizar com a finalidade de prevenir o suicídio, por meio de mecanismos estratégicos e ações conjuntas. “O suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas, mas podem incluir entre suas causas dificuldades financeiras e/ou emocionais. Já é considerado um problema de saúde pública”, ressalta.

Para Sergio Nogueira, combater a incidência do suicídio é procurar preservar tanto a vida de um potencial suicida, como também das famílias dos envolvidos, cuja dor provoca sofrimento psicológico que pode perdurar indefinidamente. “É necessária a união de todos para que este problema possa ser enfrentado pela coletividade, por meio de medidas educativas e apoio por parte de profissionais e serviços da rede pública de saúde e educação, entre outros”, considera.

Para a Audiência, que tem início previsto para às 19 horas, foram convidados como debatedores: Wendel Lissa Dalprá – psiquiatra especialista em medicina de família, Rosemeire Pereira Souza Martins – psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unigran e Joe Graeff Filho – advogado e coordenador do curso de Direito da Unigran. Haverá emissão de certificados, de 8 horas para o Seminário e de 4 horas para Audiência Pública.
Como forma de conscientização de prevenção ao suicídio, o vereador Sergio Nogueira propôs também um projeto de lei que institui em Dourados a Campanha Setembro Amarelo, cria o Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, estabelece o Dia da Prevenção ao Suicídio no município, já aprovado por unanimidade em primeira votação pelos 19 vereadores, devendo ser submetido à segunda votação na próxima sessão ordinária da Câmara.