Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Última Notícia

Aprovação de contas da Sanesul pelo TCE valoriza conquistas e mostra empresa rentável

04 março 2011 - 12h56Por Redação Douranews, com Assessoria

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE) aprovou por unanimidade as contas da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) referentes ao ano de 2009. O conselheiro-relator do processo, Iran Coelho das Neves, afirmou que “a empresa se apresenta rentável nas suas atividades operacionais e fiscais”, emitindo voto de “contas regulares”. A avaliação do relator foi acompanhada pelos demais conselheiros e pelo Ministério Público de Contas.

Para emitir o parecer, o TCE analisou as demonstrações contábeis da empresa, os contratos, as medições do andamento das obras, o balanço, o relatório da administração, as movimentações financeiras, dentre outros dados. O lucro líquido da empresa em 2009 foi de R$ 38,8 milhões. “Situação positiva, que também se repetiu nos dois exercícios anteriores”, observa o conselheiro Iran no documento, destacando o lucro crescente da empresa a partir de 2007, quando a atual diretoria assumiu.

O presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, avalia que o julgamento do TCE comprova o trabalho sério realizado pela empresa. “Assumimos a Sanesul com a missão de arrumar a casa e, ano a ano, estamos conseguindo. A aprovação das nossas contas pelo TCE comprova que, além de garantirmos o crescimento da empresa, também estamos cumprindo rigorosamente o que determina a lei. Isto significa que o trabalho e a eficiência da Sanesul garantiram, não só a recuperação financeira da empresa, mas a implantação de uma boa administração, pautada pela lisura e cuidado com o dinheiro público”, afirma.

Barbosa destaca conquistas importantes para o saneamento. Até 2014, as principais cidades do Estado (Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã) terão índice de até 100% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto.

O presidente enumera ainda as demais conquistas, relatando que desde 2007 já foram reformados 179 reservatórios, adquiridos mais de 300 mil hidrômetros, perfurados mais de 80 poços – que solucionam a falta de água em diversos municípios – e comprados mais 186 veículos novos. As 121 localidades abastecidas pela empresa têm 99% de cobertura com água tratada e a Sanesul vai dobrar a rede de coleta de esgoto existente no Estado, que passa de 869 quilômetros para 2.194 quilômetros, um avanço de 152%.

José Carlos Barbosa lembra ainda que todos os municípios do Estado estão recebendo investimentos da empresa. “Estamos preocupados em atender a todas as cidades, pois é direito de todos o acesso ao saneamento”, explicou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também