Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Última Notícia

Barack Obama deixa o Brasil e segue para o Chile

21 março 2011 - 13h44Por Redação Douranews, com Agência Estado

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decolou às 9h14 desta segunda-feira, da Base Aérea do Galeão, no Rio, para dar continuidade à viagem pela América Latina. O próximo destino é o Chile. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes estavam no local e se despediram do líder. "A noite de ontem marcou a família. O Teatro Municipal e a Cidade de Deus. A Família Obama tem formação religiosa, ficaram impressionados com o Cristo. A first family adorou. Esperam voltar. Vão deixar o Rio com muita saudade", disse Cabral.

Obama chegou ao Rio de Janeiro às 20h18 de sábado após passar o dia reunido com a presidente Dilma Rousseff (PT) e empresários em Brasília. No Rio, ele visitou uma favela, discursou no Theatro Municipal e foi ao Cristo Redentor.

Ele estava acompanhado da primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, 10 anos, e Sasha, 7 anos. O líder veio ao Brasil com o objetivo de reativar a influência americana e abrir novos mercados para os Estados Unidos, que ainda lutam para superar a pior crise econômica em décadas.

No domingo pela manhã, a família Obama esteve na favela Cidade de Deus durante 30 minutos. Obama conheceu a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) implantada no local, brincou com as crianças, visitou a exposição do artista Daniel Martinelli, que pintou quadros do Rio, e assistiu a uma apresentação de capoeira, maracatu e funk.

Durante a tarde de ontem, Obama também fez um discurso para 2,2 mil convidados no Teatro Municipal. "Alô! Maravilhoso! Boa tarde, povo brasileiro!" Assim, em português, Barack Obama, abriu o pronunciamento. Ele falou de seu encontro com a presidente Dilma Rousseff, no sábado, em Brasília, mas disse que hoje queria se dirigir diretamente ao povo brasileiro. "Sobre como podemos estreitar nossa amizade, a diferença que podemos fazer no mundo juntos. Nossos caminhos começaram de formas semelhantes, nossas terras são ricas, temos uma origem indígena, a América foi descoberta e desenvolvida por pioneiros, nos tornamos colônias, mas conquistamos nossas independências, e, após longa batalha, nos libertamos da escravidão", falou. Obama lembrou ainda que os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e a ter embaixada no País.

Barack Obama, sua mulher e as filhas visitaram à noite a estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, um dos monumentos mais conhecidos do Rio. Eles chegaram ao local às 21h15. A família Obama ficou observando a estátua em silêncio por alguns minutos e depois foi à mureta para apreciar a vista da cidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também