Duas ausências marcaram a manhã do último dia de testes, da primeira semana, de pré-temporada da Fórmula 1, em Barcelona. Tanto Felipe Massa quanto Lewis Hamilton perderam a sessão usada para avaliar os pneus de pista molhada, realizada nesta quinta-feira no Circuito da Catalunha. Após ter encontrado danos no FW40, causados pelo choque do novato Lance Stroll com o muro na tarde desta quarta-feira, a Williams decidiu não mandar o brasileiro para a pista, por questões de segurança. Por causa de uma falha elétrica, o tricampeão não conseguiu sair dos boxes com o W08. Com o problema resolvido, o time alemão decidiu mandar Valtteri Bottas para treinar. Do lado de fora dos boxes, Kimi Raikkonen foi soberano e liderou a sessão, com a marca de 1m22s305.
"Depois de uma inspeção completa durante a madrugada, encontramos danos no chassi do FW40. Por isso, por questões de segurança, não iremos a pista hoje. Um segundo chassi será preparado nesta tarde, como já esperado, com o time visando voltar a pista para a segunda semana de teste de pré-temporada, que começa na próxima semana, no dia 7 de março".
Manhã de pista molhada
O início da manhã de quinta foi dedicado ao teste dos pneus de pista molhada, um pedido da Pirelli, após reclamações dos pilotos sobre a borracha usada nestes compostos. O Circuito da Catalunha foi artificialmente molhada com oito caminhões pipas, que despejaram 250 mil litros de agua ao logo do traçado. Kimi Raikkonen e Max Verstappen foram os mais rápidos da manhã, anotando tempos na casa dos 1m40s com os pneus de chuva extrema (azul). Ao mudar para os intermediários (verde), Verstappen quebrou a barreiro do 1m30s. Mas foi o Homem de Gelo quem calçou os pneus slicks primeiro. De pneus macios (amarelo), o finlandês anotou 1m25s557. Kimi chegou a perder a liderança para Sergio Pérez, mas retomou com a marca de 1m22s662, terminando a sessão no topo.