Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Última Notícia

Como é possível cuidar do lixo que produzimos no dia-a-dia da sua casa

02 março 2011 - 19h58Por Redação Douranews, com UOL

Poluir ou cuidar do meio ambiente é uma decisão pessoal, e nossas atitudes do dia a dia vão definir a qualidade de vida que teremos no futuro. O ideal, claro, seria todos viver numa “eco-casa”, auto-sustentável no fornecimento de energia elétrica, calefação, alimentos e tratamento de resíduos. Porém, isto não é possível para a maioria das pessoas.

Por exemplo, cada indivíduo produz mais de 1 kg de resíduos por dia nos grandes centros urbanos, sendo que mais de 40% são embalagens de produtos feitas com materiais 100% recicláveis como plásticos, papéis, papelão e todo tipo de metais e vidro. Nós somos parte do problema e também podemos ser parte da solução. E aqui está a grande mudança: precisamos considerar os resíduos como recursos.

Uns cinco minutos diários no cuidado do material reciclável é suficiente para fazer a nossa parte. Confira algumas dicas:

- materiais recicláveis não devem se misturar com resíduo orgânico (molhado). Isso contamina o material e dificulta a reciclagem;

- embalagens de papelão, latinhas de alumínio ou aço e garrafas plásticas podem ser amassadas, mas precisam ser limpas Andes do descarte. Faça isso na hora de lavar a louça;

- papel e o papelão devem ser empilhados sem ser amassado, sempre que possível;

- embalagens multilaminadas de sucos e leite são recicláveis e podem ser transformadas em telhas, chapas de aglomerado impermeável e até em matéria-prima novamente (papel, alumínio e parafina). Então não deixe de lavar e colocar na reciclagem

Claro que tudo isto é mais complicado quando vivemos em um prédio e o síndico tem que cuidar de todo o material descartado de todas as famílias integrantes do condomínio. Mas você pode contribuir separando seu lixo corretamente. Este é um trabalho pessoal. Ainda assim, melhor seria não ter o que descartar. Devemos evitar ao máximo o uso de embalagens, comprando, por exemplo, a granel.

Reduzir o volume de material descartado facilita seu transporte e mais resíduos podem ser transportados. Por exemplo, se tenho um filtro de água em casa, não necessito comprar garrafas de água no supermercado. Recarregar uma única garrafa evitará que compremos e descartemos mais de 20 garrafas plásticas ou de vidro por semana.

Cada um de nós tem que estar consciente da quantidade e qualidade de resíduos que geramos por dia, pois, seguramente, temos possibilidades de reduzir esta quantidade e parte do que estamos descartando é muito útil para outras pessoas.

Ah, e para ir até a padaria você pode colaborar a minimizar o trânsito e se exercitar indo de bicicleta ou a pé. Divulgue estas idéias, mande por e-mail para amigos e espalhe por suas redes sociais.

Deixe seu Comentário

Leia Também