Menu
Buscarquarta, 24 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
31°C
Mundo

Conheça novidades tecnológicas que estão chegando ao Brasil

18 agosto 2021 - 22h44

https://pixabay.com/photos/people-man-guy-mustache-2557494/

O mercado da tecnologia nunca para. Novidades que facilitam o dia a dia, tornam a vida mais prática e divertida e auxiliam o trabalho e os estudos chegam constantemente às prateleiras. Nem mesmo a pandemia de COVID-19 desacelerou o setor.

Afinal, o mercado atual de tecnologia vai muito além do lançamento de novos computadores e smartphones. Os focos até mesmo de empresas que fizeram seus nomes na informática e telefonia, como a Apple e a Xiaomi, estão nas áreas de sustentabilidade, praticidade, entretenimento doméstico e acessibilidade.

Se a maior parte das empresas pioneiras no ramo de tecnologia desenvolvem suas criações no exterior, o tempo para a chegada ao Brasil não é alto. É possível que muitas das novidades de 2021 já estejam disponíveis para o nosso consumo nos próximos meses. Veja a seguir algumas das mais interessantes:

Carros elétricos acessíveis

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou recentemente planos para que os carros elétricos sejam maioria nas vendas do setor já em 2030. Para isso, haverá um ambicioso investimento de mais de 170 bilhões de dólares.

Já existem carros elétricos à venda no Brasil, mas hoje não é possível comprar um modelo com menos de 150 mil reais. Os investimentos norte-americanos, porém, devem fazer com que em breve os novos modelos de automóveis sustentáveis se tornem acessíveis a uma parcela maior de brasileiros.

Inteligência artificial no varejo

O grande aumento das compras online gerado pela pandemia fez com que o setor de varejo fosse um dos com maior investimento em 2020 e 2021. A inteligência artificial está revolucionando a área nos Estados Unidos e na Europa e os reflexos já começam a aparecer no Brasil.

Robôs que fazem o serviço de organização de espaço em depósitos e separam produtos para empacotamento já são um grande sucesso. Para as compras presenciais, lojas sem operadores de caixas, com sistema de “passe você mesmo”, estão em alta nos Estados Unidos. A medida ajuda o distanciamento social.

Óculos de realidade virtual

Os óculos VR já são requisitados pelos gamers e possuem versões disponíveis tanto para Windows, quanto para Playstation e Xbox. A tecnologia está em desenvolvimento e o número de títulos compatíveis cresce a cada ano.

A novidade é que óculos de realidade virtual estão também se tornando importantes em outras áreas. Eles podem gerar, por exemplo, uma realidade aumentada que ajuda no estudo de determinadas matérias, ou ainda oferecer grandes dashboards que contêm quantidades de informação não suportadas por telas e monitores. Tudo isso deve impactar em breve pesquisadores e empresários brasileiros.

Rede 5G

O 5G, objeto de uma grande disputa entre Estados Unidos e China pelo seu controle no Brasil, é muito mais do que uma rede de internet mais veloz e segura. Ele pode revolucionar diversos setores, até mesmo a medicina e as relações trabalhistas.

A expectativa atual do ministro das comunicações Fábio Faria é que o 5G esteja disponível em todas as capitais brasileiras em julho de 2022. Cirurgias por telemedicina, facilitação de veículos autônomos e conexão de objetos à internet estão entre as novidades que a tecnologia pode trazer.