Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Última Notícia

Exposição reúne rótulos de cachaça em São Paulo

15 março 2011 - 11h03Por Redação Douranews, com Globo Rural

Até o dia 10 de abril o Instituto Tomie Ohtake apresenta a mostra Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça. A exposição faz parte do projeto Anônimos e Artistas que procura revisitar a origem de uma identidade no design brasileiro.

A exibição traz cerca de 400 rótulos, além de pedras litográficas, que fazem parte das coleções do designer gráfico e pesquisador carioca Egeu Laus e do extenso acervo da Fundação Joaquim Nabuco, o maior centro de estudos sociais do nordeste brasileiro.


Com curadoria de Egeu Laus, a mostra retrata a história da bebida popular que sempre esteve presente no cotidiano brasileiro e que circulou em todos os meios sociais. As imagens impressionam pela capacidade de chamar o mais rico ao mais pobre consumidor a compartilhar um gole da bebida. A exposição busca compreender o brasileiro, sua identidade e sua relação com a modernidade.

Segundo o curador, muitas vezes o rótulo era idealizado pelo próprio dono do alambique e a gráfica apenas o imprimia, em outras a gráfica desenvolvia e apresentava o desenho final já impresso com tipos móveis ou na matriz que seria impressa. No entanto, de acordo com Laus, é interessante notar que, ao contrário do que vemos em outros produtos, os rótulos de pinga são uma criação nacional. Eles imitam o próprio meio social, aceitam influências distintas e as reúnem de maneira harmônica para seduzir o consumidor.

Na mesa de desenho dos inúmeros responsáveis pelos rótulos de pinga está o pensamento que se apropria livremente de santos em imagens e tipografias, assim como de cores chamativas e mulheres estereotipadas em trocadilhos para comunicar a toda população e articular o que hoje chamaríamos de uma certa brasilidade.

Serviço:

Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça
Data: até 10 de abril, terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake - Avenida Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo
Contato: (11) 2245-1900
Entrada franca

Deixe seu Comentário

Leia Também