Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Última Notícia

IEL reúne potenciais fornecedores da Vale no Estado

15 março 2011 - 17h10Por Redação Douranews, com Assessoria
A Fiems, por meio do IEL e a Vale iniciaram, nesta terça-feira (15/03),  o encontro de fornecedores com representantes de empresas interessadas em oferecer produtos e serviços para a Vale. O evento, realizado pela manhã, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, segue até quinta-feira (17/03), no mesmo período, e os dois últimos dias serão destinados à rodada de negócios. Para o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, a intenção é estreitar o relacionamento entre os potenciais fornecedores e a empresa. Aproximadamente 50 empresários participam do evento.

“A Vale é uma grande empresa e tem critérios a serem cumpridos. A nossa expectativa é que a os empresários que vieram se credenciem, esse é o primeiro passo. Em um segundo momento vamos avaliar quais as necessidades específicas deles, que pontos devem ser melhorados para que atendam as exigências da empresa e a partir daí desenvolver com eles trabalhos específicos”, declarou o superintendente.

As projeções de expansão de negócios da empresa justificam a busca por fornecedores qualificados. Atualmente, segundo o gerente de Suprimentos da Vale, Luiz Gustavo Reis, ela está entre as maiores empresas do mundo, presente nos cinco continentes e em 34 países. “Estimamos uma demanda anual no Brasil, até 2012, de 4 mil profissionais de engenharia; 46 mil para canteiro de obra; consumo de 450 mil m³ de concreto e 4.800 km de cabo”, detalhou o gerente.

Ainda segundo ele, de 2009 a 2013 a estimativa é de investimento de 12 bilhões de dólares a cada ano. “Precisamos ampliar a nossa cartela de fornecedores, mas é importante que os interessados conheçam a empresa, os nossos valores. Não haverá negócios na Vale sem que esses valores sejam respeitados, não haverá, por exemplo, negócios sem responsabilidade social e ambiental”.

Já o coordenador de Suprimentos, Luciano Cardoso de Almeida, complementou que o interesse da empresa em buscar fornecedores locais tem o intuito também de desenvolver a localidade. “Assim geramos oportunidade de negócios para as empresas do Estado e os capacitamos para tornarem-se fornecedores globais, além de contribuir para a geração de riqueza local e de empregos diretos e indiretos”.

Ele considerou ainda a Fiems como o principal e melhor caminho para se chegar a esses fornecedores. “Não há dúvidas de que por meio da Federação iremos conseguir localizar essas empresas. É o nosso primeiro e melhor contato em Mato Grosso do Sul”, declarou Luciano Almeida, acrescentando que a maioria dos fornecedores da sede da empresa em Corumbá é de Mato Grosso do Sul.

Para Oscar Raul Dias Haack, sócio-proprietário da Nascente Consultoria e Construção Ltda, a iniciativa de reunir potenciais fornecedores locais é excelente. “Isso ajuda a desenvolver a região e otimiza os custos tanto dos fornecedores, quanto da própria Vale”, avaliou. Ele contou que nos anos 2007 e 2008 a empresa dele atendeu a Vale e depois deixou de ser fornecedor, “posso dizer que a Vale é uma empresa muito criteriosa para prestação de serviços e nós estamos aqui de novo para vermos se conseguimos voltar a atendê-la”.

Deixe seu Comentário

Leia Também