Menu
Buscarterça, 16 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Última Notícia

Industria ativa atendeu mais de 3 mil pessoas no D. Antonio Barbosa

13 março 2011 - 11h26Por Redação Douranews, com Assessoria

Para presidente da Fiems, Sérgio Longen, evento contribui para levar qualidade de vida aos bairros da Capital

O Programa Indústria Ativa Campo Grande, realizado neste sábado (12/03) no campo gramado de futebol do Bairro Dom Antônio Barbosa, atraiu 3.123 pessoas e promoveu 14.583 atendimentos nos serviços oferecidos pelo Sesi, Senai e Sebrae/MS nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, qualificação profissional e apoio ao micro e pequeno empresário. A principal temática do evento, que começou às 7 horas e foi concluído às 17 horas, foi o desenvolvimento de uma ação de combate à dengue, incluindo gincana, confecção de repelente caseiro ao mosquito Aedes aegypti, apresentação cultural e informações sobre sintomas, tipos de dengue e tratamento da doença.

Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o novo formato do Programa Indústria Ativa, de levar até os bairros os serviços do Sesi, Senai e Sebrae/MS, estreou com sucesso em Campo Grande como demonstram os bons números alcançados na região do Dom Antônio Barbosa. “Essa primeira experiência demonstra que estamos no caminho certo, pois o número de inscritos nos cursos gratuitos do Senai nas áreas de construção civil (armador, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro e pintor), vestuário e têxtil (costura industrial), alimentação (padeiro e processo de desossa de carne) e mecânica (mecânico de bicicleta) atingiram a marca de 641 pessoas”, analisou.

Ele ressalta que a indústria do Estado está contratando, mas necessita de trabalhadores capacitados e, por isso, o Sistema Fiems precisa da ajuda dos líderes comunitários da região para trazer os trabalhadores até as ações integradas Sesi, Senai e Sebrae que serão realizadas em outras regiões de Campo Grande. “Queremos levar qualificação para oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. Que as pessoas aproveitem essa oportunidade, as indústrias estão contratando. Ações construídas com as comunidades”, disse.

Lideranças comunitárias

Ao saudar o presidente da Fiems, na abertura do novo formato do Programa Indústria Ativa Campo Grande no Dom Antônio Barbosa na manhã deste sábado, o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Rubens Honório Alcântara, disse que o líder empresarial tem agora a chave de toda a região. “A Fiems trouxe para a região todos os serviços do Sesi, além de cursos gratuitos do Senai e o apoio do Sebrae aos nossos pequenos empresários. Isso é histórico para nós, pois nunca ninguém se preocupou tanto assim com o Dom Antônio Barbosa”, destacou.

Para Rubens Alcântara, a chegada do Indústria Ativa na região foi um grande avanço para a melhoria das condições da comunidade. “Porque isso vai melhorar a renda do povo e com isso a qualidade de vida”, ressaltou, chamando o presidente da Fiems de Sérgio do Dom Antônio. O líder comunitário lembrou que a realização da ação integrada do Sistema Fiems foi acertada durante reunião no dia 1º de março com mais de 30 lideranças comunitárias e Sérgio Longen.

Já o presidente da Associação de Amigos do Bairro Dom Antônio Barbosa, Cristiano Lourenço da Silva, disse que a essa iniciativa da Fiems é excelente. “Aqui falta qualificação profissional para os moradores. Até hoje ninguém procurou o bairro para oferecer esse tipo de trabalho e nós estamos muito felizes com a oportunidade”, lembrou. Na avaliação do presidente da Associação dos Moradores do Lageado, Nelson Naban, muitos moradores da região precisam desses serviços. “A Fiems está de parabéns por nos oferecer isso, agradecemos muito, porque muitos não têm condições de ir até o centro da cidade para fazer cursos”, pontuou.

Segundo o presidente de Associação dos Catadores de Material Reciclável do Aterro Sanitário, Sérgio Henrique de Souza, todos os moradores estão muito agradecidos por alguém ter lembrado deles, que vivem nos bairros mais distantes. “Agradeço também aos moradores que aqui vieram buscar os serviços disponíveis. Essa é uma ação que ajuda todo povo que necessita e precisa dos serviços, que não pode ir até o centro da cidade para ser atendido. O aterro também agradece”, discursou.

Jaqueline Teixeira da Silva, coordenadora do Projeto Asas do Futuro no Bairro Dom Antônio Barbosa, parabenizou todas as mulheres presentes ao evento. “Esse ato é sonhado. Hoje, graças à boa vontade da Fiems, é a coisa mais importante para a nossa comunidade, pois vai valorizar a família e a comunidade, agradeço a confiança presidente Sérgio Longen. Nosso bairro é maravilhoso temos pessoas trabalhadoras e que querem oportunidade”, garantiu.

Parceiros

O diretor-financeiro da TV Morena, Vanderlei Mazine, destacou a importância da parceria da afiliada da Rede Globo ao Sistema Fiems. “Sem isso, não seria possível oferecer os benefícios disponíveis aqui neste sábado”, disse. O diretor-técnico Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, reforçou que, com toda a certeza, essa iniciativa contribui com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e especificamente da região do Dom Antônio Barbosa. “Por outro lado também trazemos para a ponta o atendimento ao cliente. Esse é um passo significativo, ir ao encontro das pessoas e levar orientações empresariais. A intenção é fazer com que todos cresçam”, disse.

Para a superintendente do Sesi Maura Gabínio, o Programa Indústria Ativa Campo Grande representa o esforço da Fiems na prática da responsabilidade social. “Trazendo ações do Sesi e do Senai para melhorar  o nível da qualidade de vida da população, ofertando serviços que fazem a diferença na vida das pessoas. Informações que podem impedir que eles adoeçam e a oportunidade de obter uma profissão”, declarou, lembrando que as equipes do Sesi estão ensinando a elaborar currículos e fazendo o levantamento do número de interessados em fazer curso de informática.

O diretor-regional do Senai, Jaime Verruck a entidade está mudando a forma de atuação, indo até a população para oferecer a qualificação profissional sempre considerando a demanda da indústria. “Após começarmos os primeiros cursos estaremos ainda realizando a inscrição para outras turmas, lembrando que para cada curso tem um número mínimo de pessoas para fechar turma”, avaliou.

Moradores

Os moradores do Bairro Dom Antônio e região que participam do Programa Indústria Ativa Campo Grande também aprovaram a iniciativa do Sistema Fiems. Valéria Gattes Ferreira, 27 anos, mora no Bairro Parque do Sol e compareceu ao local do evento para levar os filhos ao dentista, disse que não teria condições de ir com as crianças ao dentista em dias normais porque, além deles estudarem, trabalho o dia todo na coleta de materiais no aterro. “O evento foi uma excelente iniciativa. É muito bom poder fazer isso num sábado e eu ainda busquei informações sobre cursos de informática”, pontuou.

Ainda na área de saúde, a dona-de-casa Glória Juliana Ebarra Ribeiro, 44 anos, moradora do Dom Antônio Barbosa, aproveitou o evento para fazer um atendimento ginecológico. “Fiz o exame da mama para ver se está tudo bem. Além disso, fiz inscrição para o curso de pedreiro que o Senai vai realizar aqui no bairro”, contou. Alex Fernandes dos Santos, 29 anos, morador do Dom Antônio Barbosa, também fez inscrição para o curso de pedreiro. “Já trabalho na área, mas nunca fiz curso e um diploma faz toda a diferença, ainda mais sendo do Senai. Com o curso também terei mais segurança para realizar o trabalho. A Fiems está de parabéns por lembrar de nós”, agradeceu.

Luiz Aparecido Cândido Reis, 60 anos, morador do Jardim Colorado, localizado ao lado do Dom Antônio Barbosa, chegou às 6h30 com a esposa, Clarinda Prates da Silva, 44 anos, para fazerem a inscrição nos cursos de eletricista e de panificação, respectivamente. “Acho ótima essa oportunidade de podermos fazer um curso de qualificação sem pagar nada e sem precisar sair do bairro para fazer o curso”, declarou Luiz Reis.

Deixe seu Comentário

Leia Também