Menu
Buscarquinta, 25 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
cmd participa
CINEMA

Joel Pizzini ministra oficina durante a MAD

Cineasta douradense reencontra cidade após sucesso nas telas

11 novembro 2021 - 09h40Por Redação Douranews

Um dos pontos altos da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) neste ano, a oficina “LÍhá 5 minutos - O Cinema de Poesia: a linguagem como personagem”, será ministrada presencialmente pelo premiado cineasta douradense Joel Pizzini Filho.

Faça inscrições AQUI

O encontro com o diretor de “Caramujo-Flor” [produção em que iniciou a ascensão, contando a saga do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros] será quinta-feira (18) que vem, às 19 horas, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD. Os interessados devem se inscrever pelo formulário on-line disponível para as 100 vagas disponíveis.

Como a atividade será presencial, é importante que todos os participantes estejam cientes de que deverão fazer o uso de máscara de proteção respiratória durante o evento e respeitar o distanciamento social nas dependências da Universidade. Além disso, como medidas de biossegurança por conta da pandemia da Covid-19, será disponibilizado álcool 70% e haverá aferição da temperatura corporal dos integrantes do grupo.

A oficina tem o patrocínio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE) e a MAD é uma realização da UFGD, por meio da Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).

A oficina intensiva do cineasta Joel Pizzini propõe uma imersão criativa e histórica na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, por meio das vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais.
 
Com a exibição de trechos emblemáticos de filmes seminais no gênero, o encontro abordará as estratégias narrativas da dramaturgia “documental” permitindo uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual. Partes de filmes premiados de Pizzini serão apresentados na oficina como referência de pesquisa e montagem na conjugação de imagens de arquivo com encenações atuais.

Sobre Joel

Joel Pizzini é cineasta, autor de filmensaios premiados internacionalmente como “Caramujo-Flor” (1988), “Enigma de Um Dia” (1996), “Glauces” (2001) e “Dormente” (2006). Conquistou com os longas “500 Almas” (2004) e “Anabazys” (2009), além da seleção oficial no Festival de Veneza, os prêmios de Melhor Filme, Som, Fotografia, Especial do Júri, Montagem, nos festivais do Rio, Mar Del Plata e Brasília.
 
Mestre em cinema pela Universidade Federal Fluminense e conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza, Pizzini foi artista residente da Universidade Estadual de Campinas do Arsenal/Fórum da Berlinale. Assumiu também a curadoria da restauração da obra do cineasta Glauber Rocha.


Dirigiu, ainda, as produções “Elogio da Graça” (melhor curta no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e “Mr.Sganzerla”, vencedor do Festival É Tudo Verdade (2010) e HBRFF, em Los Angeles. Com “Olho Nu”, foi premiado por melhor filme no Festival In-Edit e no FestCine América do Sul.
 
Seu filme “Mar de Fogo” integrou a competição oficial da Berlinale (2015) e “Elogio da Sombra”, a competição Oficial de Oberhausen, na Alemanha. Em 2018, realizou “Rio da Dúvida” – exibido na Mostra Internacional SP – e, recentemente, participou com “Zimba” do É Tudo Verdade. Prepara, atualmente, o longa “Depois do Trem”.